PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

13 de dez. de 2010

Fotos da turma 02 da Oficina/Curso de Informática



Estamos sempre em atividade para melhorar o desempenho de nossa comunidade, na área Educativa/Tecnológica. Venha você participar de nossas Oficinas, não existem diferenças de idade em nossas atividades no CDC, esperamos por você.
Gevaldo Almeida da Silva
Bacharelando em Administração de Empresas/Assessoria e Palestras Administrativas
Gestor Administrativo CDC Várzea da Roça - BA
Fonte: Gevaldo Almeida:

Faça você, o diferencial para o Futuro;

Você gostaria de aprender o Office, Word, Excel, Powerpoint, mas não tem dinheiro para pagar um curso? Então você esta no lugar certo! Junte-se a nós, aqui você encontra cursos grátis on line, é só clicar nos Banner ao lado, e no CDC Várzea curso informática básico grátis, vídeos, exercícios, auxílio de professor e várias outras atividades. Já são vários alunos matriculados, falta você. Seja bem vindo ao CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICO presencial. Esse BLOG foi feito especialmente para você. Observe as opções de navegação ao lado, e comece agora mesmo a desenhar seu futuro, pois é você que o fará. Para saber como começar a estudar e a participar dos cursos, deixem comentários ou nos visitem no CDC Várzea, esperamos você.
Fonte :Gevaldo Almeida:

Fotos da turma 01 da Oficina/Curso de Infomática



Estamos sempre em atividade para melhorar o desempenho de nossa comunidade, na área Educativa/Tecnológica.

Gevaldo Almeida da Silva
Bacharelando em Administração de Empresas/Assessoria e Palestras Administrativas
Gestor Administrativo CDC Várzea da Roça - BA.

Choveu mais de 140 mm na cidade de Jacobina na madrugada do último domingo (12)


Choveu durante toda a noite de sábado, 11, e na madrugada de domingo, 12, em Jacobina. O resultado: Muita sujeira nas ruas, buracos, lamas e transtornos, o que evidencia que Jacobina não está preparada para chuvas fortes. O sistema de escoamento das águas é ineficiente, pois, segundo informações, não choveu 100 mm, e os transtornos ficaram claros. Os bairros do Leader, Grotinha, Bananeira, as Ruas Caixeiro Viajante e Francisco Rocha Pires, no centro da cidade, passaram por mal bocados, com as águas invadindo residências e empresas. O escoamento se resume a bocas de lobo, que em sua maioria não suportam a força das águas. A Prefeitura Municipal acionou rapidamente a Limpuja e outros prepostos de secretarias para minorar os estragos causados pelas águas. Texto Geyder Gomes/Foto: Arnaldo Silva.
 

Mulher morre em Capim Grosso após ser encontrada em situação estranha na estrada de São José do Jacuípe


Ana Cláudia Rosa dos Santos, 21 anos , natural da cidade de Caém, foi encontrada por populares por volta das 06h20 da manhã deste domingo às margens da estrada que leva de Capim Grosso à São José do Jacuípe. Informações dão conta que ela foi localizada com várias escoriações pelo corpo e a cabeça bastante machucada. Ela ainda foi socorrida ao hospital de Capim Grosso, onde recebeu os primeiros socorros, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo na unidade hospitalar.
O tio da vítima , João dos Santos Silva, disse a nossa redação que Ana morava ha cerca de seis meses na cidade de Capim Grosso, onde trabalhava em um bar da periferia da cidade. Ele disse ainda que na última vez que foi vista , sua sobrinha saiu do bar onde trabalhava por volta das 03h30 da madrugada de hoje, 12, na companhia de um homem ,que não teve sua identidade revelada, em uma moto. Segundo testemunhas ela aparentava estar bastante feliz se despedindo de todos de forma bastante efuziva. O que causou estranheza foi o fato de ela ter sido encontrada apenas de blusa e calcinha, o que levantou a hipótese dela ter sido vítima de estupro, mas a princípio a necropsia não apontou abuso sexual contra a vítima. A Polícia agora procura o homem que a levou do bar durante a madrugada para colher informações que possam revelar o que realmente causou a morte de Ana Cláudia. EMERSON SANTOS / BAHIAACONTECE.COM

Grupo de Ciclistas de Capim Grosso pedala 120 km com o objetivo de participar do 19º Passeio Ciclístico da Jacobina FM


Devido às fortes chuvas que caíram em Jacobina neste final de semana, não foi possível a realização do 19º Passeio Ciclístico da Jacobina FM, um evento de tradição na cidade e que reúne centenas e centenas de pessoas que amam trabalhar e passear em cima de uma magrela como assim foi apelidada, outros praticam esportes e se tornam grandes profissionais. Quanto à iniciativa da Jacobina FM, o evento tem como objetivo o entrelaçamento de pessoas da cidade eregião, nesse entrelaçamento a participação de um grupo de amigos que passou a ser referência para o evento. Bima Motos, Luciano, Guiguiu e outros amigos pedalaram 120 km neste domingo (12) só para estar no 19º Passeio Ciclístico da Jacobina FM. O grupo enfrentou chuva e outros desafios para estar na cidade do ouro com centenas e centenas de pessoas. Diante do gesto que só engrandece a realização da 99.1, a coordenação do 19º Passeio Ciclístico da Jacobina FM parabeniza o grupo pela iniciativa e conta com essa mesma garra, determinação e amor à vida, no próximo domingo dia 19, a partir das 8h da manhã. Ao grupo de Ciclistas de Capim Grosso o abraço do Arnaldo Silva e toda a equipe da Jacobina FM. Parabéns!
Fonte:Arnaldo Silva:

NOVAS TECNOLOGIAS BENEFICIA TRABALHADORES RURAIS


 O aproveitamento de rochas para armazenar água é uma atividade antiga, mas pouco aproveitada pelos moradores de Tanquinho I, município de Capela do Alto Alegre. Técnicas rudimentares de aquecer e resfriar as rochas com água para provocar rachaduras já eram utilizadas na região, mas o tempo para que a fenda se tornasse grande o bastante para armazenar água para toda a comunidade era longo. Agora em 2010, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com a APAEB de Serrinha através do Programa Uma Terra e Duas Água (P1+2) desenvolveu uma técnica de limpeza em fendas já existente, reduzindo o tempo de abertura de tanques e possibilitando o armazenamento de uma quantidade maior de água das chuvas, uma tecnologia Social para aquela comunidade.
 Esse é o primeiro tanque em lajedos de pedra que é construído no município de Capela do Alto Alegre, Mais de 10 famílias são beneficiadas diretamente. Foram realizadas capacitações para o uso racional da água.
Desde que foi implementada, a Tecnologia Social tem promovido o uso consciente da água e dos recursos naturais da região. O tanque pode ainda, ser aproveitado como reservatórios para atividades de uso doméstico e consumo humano. Para o , Srº Erivan  Silva,
- O aproveitamento de rochas para armazenar água é uma atividade antiga, mas pouco aproveitada pelos moradores de Tanquinho II, município de Capela do Alto Alegre. Técnicas rudimentares de aquecer e resfriar as rochas com água para provocar rachaduras já eram utilizadas na região, mas o tempo para que a fenda se tornasse grande o bastante para armazenar água para toda a comunidade era longo. Agora em 2010, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com a APAEB de Serrinha através do Programa Uma Terra e Duas Água (P1+2) desenvolveu uma técnica de limpeza em fendas já existente, reduzindo o tempo de abertura de tanques e possibilitando o armazenamento de uma quantidade maior de água das chuvas, uma tecnologia Social para aquela comunidade.
 Esse é o primeiro tanque em lajedos de pedra que é construído no município de Capela do Alto Alegre, Mais de 10 famílias são beneficiadas diretamente. Foram realizadas capacitações para o uso racional da água.
Desde que foi implementada, a Tecnologia Social tem promovido o uso consciente da água e dos recursos naturais da região. O tanque pode ainda, ser aproveitado como reservatórios para atividades de uso doméstico e consumo humano. Para o  Srº Erivan  Silva,Presidente do Sindicato, responsável pelo projeto no município, o aproveitamento dos recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente é a nova forma da população de lidar com a escassez de água são as principais conquistas da iniciativa.

responsável pelo projeto no município, o aproveitamento dos recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente e a nova forma da população de lidar com a escassez de água são as principais conquistas da iniciativa.
Fonte; strcapela.blogspot.com:

Quixabeira – Realiza Festival de Convivência com o Semiárido

A Escola Família Agrícola e Programa Conviver realizou no último domingo, 12 a XIV Festival de Convivência com o Semiárido, este festival é um evento educativo e comemorativo que vem por meios festivos desenvolver temas voltado à cultura regional e a produção agropecuária. A festa da agricultura familiar regional, O Evento teve inicio às 9 horas com celebração de missa com o Pe. Xavier, o mesmo após a missa agradeceu ao apoio da Prefeitura, segundo ele, a Escola Agrícola nunca contou com apoio da Prefeitura. Em entrevista o Prefeito Eliezer falou que a Prefeitura tem a parceria com a EFA consta em manter 5 professores, faz isto devido a entender a importância desta escola , sobre a Lei 11947/09 que o município tem que comprar no mínimo 30% de produto da agricultura familiar, o prefeito respondeu que em Quixabeira pode servir de modelo, através de organizações comunitária existe vários grupos produzindo o produto pra merenda escola, a exemplo do licurir e Umbu, a prefeitura compra 70% da merenda escola destes produtos, e o município oferece estrutura para entender outros municípios. <Clique para assistir o vídeo>
A tarde houve diversas participações das comunidades, através de peça teatrais, samba, roda, piegas para finalizar os participantes dançou forro em ritmo tradicional familiar.
Ademilton, Coordenador da Escola Família Agrícola fala sobre o tema deste ano, “Povo Organizado, sociedade mais forte”. Para ele, o momento comprar o tema do evento, teve inicio com cerca de 3 pessoas isto em 1989 e hoje centenas de pessoas participa, perguntado sobre quanto alunos conclui o curso este ano, hoje a escola tem matriculado 188 alunos representando 3 territórios, este ano 28 estão concluindo o curso técnico em agropecuária.
Veja a seguir o tema de cada Festa realizado nos 14 anos.
I – 1997 – Festa do lavrador – Silo e Feno;
II – 1998 – Festival de Convivência com a seca;
III – 1999 – Preserve a natureza – Evite queimadas, plante uma árvore;
IV - 2000 – Cooperativismo – Uma alternativa para os pequenos;
V – 2001 - Festival de convivência com o semiárido
VI – 2002 – Feno e silo – Uma alternativa para o rebanho;
VII – 2003 – Feno e silo – Salves seu rebanho;
VIII – 2004 – Escola Família Agrícola;
IX – Recaatigamento;
X - 2006 – Agricultura familiar e a preservação da vida no semi-árido
XI – 2007 - Ação contra a desertificação;
XII – 2008 - Licuri – Preservar gera redá;
XIII – 2009 – Desenvolvimento Sustentável – Trabalho e Renda, um desafio!
XIV – 2010 – Povo organizado, sociedade mais forte.
Pergntado sobre a Crise Mundial e seus efeitos em Quixabeira, comenta Eliezer que como afirmou a União das Prefeituras Baina (UPB), 50% dos municípios Baiano teria dificuldades em fechar suas contas no final do ano, este ano Quixabeira Vem passando por dificuldades.
<Clique para assistir a 2ª Entrevista>
FONTE:Bacia do Jacuipe:

Várzea da Roça: Loja de Celular é assaltada!



Nesta madrugada de domingo(12) para segunda(13), roubaram uma loja de celulares na cidade de Várzea da Roça a 300 km de Salvador, levaram celulares e uma câmera digital sem deixar suspeitas e sem sinais de arrombamento. Segundo informações do proprietário ele chegou à loja e percebeu que os celulares não estavam na vitrina,alem disso o prejuízo foi calculado em R$ 4.500,00 Foi registrado o boletim de ocorrência nesta manhã na delegacia local.
Redação: Ramon Cedraz / Foto: Foguinho

Homem é assassinado no município de Mairí

Joaquim Paixão da Silva, 48 anos, natural e morador da cidade de Mairí, foi executado a tiros por volta das 18h30 deste domingo, 12, em sua propriedade rural, na fazenda Santa Rita, situada próximo do povoado de Alagoinhas, zona rural do município.
O vaqueiro da fazenda relatou ter ouvido os disparos e quando se dirigiu ao local para ver do que se tratava encontrou seu Joaquim caído ao chão já sem sinais vitais.

A polícia Civil da cidade de Mairí realiza investigações no sentido de se identificar e prender o assassino do agricultor.

Seu corpo passou pelo procedimento de necropsia no IML de Jacobina, sendo liberado no início da tarde desta segunda-feira.
Fonte: bahiaacontece.com

Jovem é assassinado em Baixa Grande

Foi necropsiado no Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Feira de Santana, o corpo do jovem, Élvis Silva Oliveira, 18 anos.

De acordo com a polícia, ele foi assassinado com vários tiros no último sábado (11). O crime aconteceu no município de Baixa Grande. Não há detalhes sobre o homicídio.

Com informações do Central de Polícia

MULHER MANDA MATAR O EX NAMORADO EM IRECÊ

Há mais ou menos um mês DAVID SANTOS ALMEIDA, foi preso e incurso na Lei Maria da Penha, pois teria sido acusado de ter espancado sua namorada NADILA PRISCILA PINHEIRO VIANA DA SILVA, 19 anos, logo depois a Justiça concedeu liberdade a DAVID, dai em diante o jovem passou a ser perseguido por PRISCILA, que teria contratado dois elementos para ceifar a vida do mesmo. As queixas foram parar na Polícia Civil, inclusive PRISCILA determinou que os caras destruíssem portão da Igreja Evangélica aonde DAVID e sua genitora congregavam, isto foi feito, logo depois a mesma acusada construiu um bomba caseira e jogou na casa da vítima. As em empreitadas de PRISCILA continuaram, ameaçou o pastor da igreja, jogou ácido muraix no corpo de um adolescente e todas as acusações foram registradas na Delegacia de Polícia de Irecê. na sexta -feira por volta das 18:30 horas, dois elementos montados em bicicletas, foram na casa de DAVID, a referida vítima ao ser avistada pelos elementos esses deflagram três tiros contra seu corpo , ferido DAVID saiu cambaleando e caiu dentro da igreja sendo socorrido as pressas para o Hospital e ainda encontra-se internado em estado grave. Testemunhas avistaram PRISCILA no local. A Polícia Militar chegou minutos depois do crime e prendeu a mandante NADILA PRISCILA PINHEIRO VIANA DA SILVA.

Fonte: José Ivo Notícias

MOTORISTA DE CAMINHÃO FOI MANTIDO EM CATIVEIRO EM JOÃO DOURADO-BA

nformação é oriunda do Comando do Pelotão da cidade de João Dourado-BA. Conforme REALESE devidamente assinado pelo Sargento VICENTE, Comandante do Pelotão do município de João Dourado, tivemos conhecimento que o Sr. CÉSAR FERNANDO SIVEK, residente à Rua Rio São Francisco, nº 130, Cidade de Colobo-PR, que o mesmo informou ter sido assaltado na proximidades antigo do Posto Geocomercial em Irecê, e mantido em cativeiro na estrada do Povoado de Macedônia naquele município até a manhã do dia 09/12/10, pois conforme queixa a referida vítima declarou que foi tomado o caminhão de carga, que estava vazio, marca Mercedes Benz, 16-20 ANO E MODELO 1996, PLACA DE ALUGUEL AGO 2953, Colombo-PR, CARROCE RIA que era conduzido por ele mesmo. Contou a vítima ter sido abordado por um desconhecido suposto cliente o qual acertou um frete para transportar um trator , adiantando á vítima a quantia de R$. 500,00 ( quinhentos reais), para que o mesmo abastecesse seguisse viagem com o suposto cliente, chegando a uma cancela , o contratante mandou que o condutor parasse o veículo, quando foi rendido por outro elemento armado , sendo anunciado o assalto por ambos (suposto cliente e o meliante armado), todos os pertences da vítima foram roubados. A Guarnição composta pelos Soldados VALTER MARQUES e FRANCISCO, conseguiram através da internet fazer o rastreamento via satélite e localizaram o veículo na cidade de Lagarto-SE, sendo assim recuperado o qualificado caminhão.
(EZEQUIAS DOURADO )

Fonte: José Ivo Notícias

Mairí: Muro do Estádio Deraldão caiu

O muro do Estádio Deraldão caiu devido às chuvas que caíram no final de semana na cidade de Mairi e nas cidades da região.

Fotos: Kaytano Alves

Fonte: Agmar Rios

Homem morre afogado nas águas do Rio Jacuípe.

Marcos Araújo Santos, 19 anos, conhecido como “Zezinho”, morreu vítima de afogamento na tarde deste domingo, 12, por volta das 15h00m, na barragem das Laranjeiras, no município de Riachão do Jacuípe,
De acordo com informações de familiares, Marcos tomava banho com alguns amigos quando foi levado pela correnteza. Os colegas ainda tentaram salva-lo, porém sem êxito.
A polícia militar e o Corpo de Bombeiros de Feira de Santana foram acionados. Mas até o momento seu corpo não foi encontrado.
Após as fortes chuvas que caíram na última semana o nível da água do Rio Jacuípe subiu tornando a diversão mais perigosa.

Fonte: Blog do Clériston Silva

Jacobina: Chuva e muitos estragos na cidade

Clique aqui para ampliar a foto
Desde as 22h30m deste sábado até as 7h00m deste domingo, 12, Jacobina recebeu muitas águas trazidas pelas fortes chuvas que caíram na cidade durante o período.
Ruas alagadas, muito entulho, lama e sujeira, além de algumas casas em ruínas e queda de muros, este foi o saldo deixado pela chuva nas ultimas horas.
No centro da cidade muita gente dando uma paradinha para ver a vasta quantidade de água no rios Do Ouro e Itapicurú Mirim, nos bairros periféricos os hoemns da prefeitura trabalham em regime de força tarefa para limpar a sujeira que desceu das serras para as ruas mais baixas do bairros como: Bananeira, Leader, Caeira, Grotinha e Felix Tomaz.
No Conjunto residencial Goldem Parque, a chuva provocou a queda de um muro de aproximadamente 30 de cumprimento e deixou um poste da rede elétrica da obra em situação de risco. A Coelba já foi informada e deve tomar as providencias nescessárias.
A 19ª Edição do Passeio Ciclistico, promovido pela Rádio Jacobina FM, foi cancelado pois estava marcada para iniciar as 8h00m deste domingo, sendo remarcado para o dia 19 dezembro, domingo que vem.
O povo quer saber - Aqui você fica sabendo tudo!

Mairí: Muro do Estádio Deraldão caiu

O muro do Estádio Deraldão caiu devido às chuvas que caíram no final de semana na cidade de Mairi e nas cidades da região.
Fotos: Kaytano Alves

Visita Online