PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

31 de mar. de 2011

Baixa Grande- Diretor do grupo D’Caras participa de encontro de teatro em Salvador


No último final de semana, nos dias 25 a 27 de março de 2011 a cidade de Baixa Grande representada pelo jovem ator e diretor do grupo teatral D’Caras Florivaldo Campos,participou em Salvador do 19º Cortejo performático,realizado pelo grupo de teatro de rua de Salvador 1º de Maio.
No encontro representantes de vários grupos teatrais de cidades do interior marcaram presença.
-Florivaldo Campos-Grupo teatral D’Caras de Baixa Grande
-Carlos Alberto- Grupo teatral Bom’Nartes de Bonito
-Francisnaldo Silva- Grupo teatral Encenações da cidade de Morro do Chapéu
-Zélia Teresa- Grupo teatral Retalhos de Vida de Iraquara
-Ana Paula Araujo- Grupo teatral Acelesa de Souto Soares
-Stenio Erson- Grupo teatral Lamparinas do Sertão da cidade de Seabra
-Cáudio- Grupo teatral Arte em Cena de Itaberaba
O grupo percorreu as principais praças e ruas do centro histórico com o espetáculo “De quem é o filho de Maria” onde teve a presença da atriz Tina Taurer, ela que participou da 2º temporada de Ó Pai Ó, levando para as ruas a dramaturgia da arte cênica e a beleza colorida circense em comemoração do dia do Teatro em 27 de março e aniversário de Salvador,criando assim um intercâmbio entre os grupos das cidades do interior do estado com as da capital.
Ainda na noite do dia 25, assistiram a um espetáculo de dança multimídia intitulado “Sorria você está na Bahia”, da diretora e coreógrafa Norma Santana.
No dia 26, pela manhã na cede do Teatro de Rua da Bahia no Pelourinho reuniram-se atores, produtores, diretores, autores dentre outros artistas de Salvador e do interior para discutirem políticas públicas voltadas para a arte popular e amadora da Bahia e o intercâmbio entre grupos e produtores culturais.
Logo após fizeram um passeio cultural pelo Centro Histórico de Salvador acompanhado de Ronaldo, guitarrista da Banda Eva, conhecendo assim mais da história dos cenários de grandes produções.
No período da noite participaram do projeto Espicha Verão 2011 na Ribeira com Carlos Pitta, Banda Mameto,A cor som com Armandinho ,Gerônimo e outras atrações e no dia 27 show com Ivete Sangalo na cidade Baixa em comemoração ao aniversário da capital baiana.
Fonte:www.baixagrandeemfoco.blogspot.com
Texto e fotos:Florivaldo Campos








Baixa Grande - Reunião de agentes de pastoral do Zonal III

A reunião dos agentes de pastoral do zonal III da Diocese de Ruy Barbosa aconteceu no último dia 29 de março no CTL de Baixa Grande. O zonal III é formado pelas paróquias dos seguintes municípios: Baixa Grande, ipirá, Macajuba, Mairí, Pintadas, Várzea da Roça e Várzea do Poço e todas estavam presente.
O objetivo da reunião foi reunir os agentes,para estar fortalecendo como equipe, rever a caminhada e planejar ações conjuntas para melhor responderem a realidade e realizarem a missão em cada paróquias.
Foram partilhados temas,questionando como cada paróquia está concretizando a Campanha da Fraternidade 2011.
É costume da Igreja católica no tempo de quaresma refletir e trabalhar uma realidade concreta e desafiante, onde a vida está mais ameaçada. Neste ano o Tema é "Fraternidade e vida no planeta."
Os representantes da CPT diocesana estiveram ajudando a perceber os desafios da região que são os grandes projetos, mineradoras e o agronegócio, com toda a degradação social e ambiental que estão causando nos municípios do semiárido. Também os lixões de cada cidade e outros.
As seguintes ações já estão sendo realizadas com o objetivo de solucionar ou amenizar o problema:
-Formação para os animadores das comunidades;
-Rreflexão nos grupos de famílias;
-Ttrabalho nas escolas com crianças, adolescentes e jovens, programas de rádios, denuncias de irregularidades, grupos ambientais, plantio de sementes e mudas;
-Reuniões com diversas autoridades municipais e religiosas e outras iniciativas de acordo com a realidade local.
Em conjunto pretende por em prática as seguintes ações:
-Substituir as sacolas plásticas por sacolas de tecido;
-Substituir o detergente de lavar louça por sabão feito de óleo saturado;
-Compras diretas (Os alimentos que o agricultor produz é comprado para a merenda escolar e outros programas do município)
-Formação para a mudanças de atitude e cuidado da vida do planeta.
Os desmatamentos, as queimadas, os agrotoxicos, as mineradores são os grandes desafios por serem os maiores poluentes e destruidores da natureza e da pouca água da região, causando assim uma série de complicações para a saúde e a dignidade das pessoas. É necessário e urgente ações conjuntas para salvarmos a vida "pois sabemos que a criação inteira geme em dores de parto" Rm 8,22. "Se a terra morrer também morrerás, então viva e dixe vive". O Fundamental é mudarmos as nossas atitudes.
Fonte:www.baciadojacuipe.com.br


Várzea Da Roça-Ba

Mulher procura seu avós Jovenal Marcena Barbosa e Miraneide no município de Mairi.

Claudionelia Costa Barbosa, filha de José Marcena Barbosa, mora distrito de Roda Velha no município de São Desidério no estado da Bahia e está à procura de seus avós Miraneide e Jovenal Marcena Barbosa. Claudionelia saiu do distrito de Angico de Mairi quando tinha dois anos de idade, foi morar no município de São Desidério e não vê seus avós há 22 anos e perdeu o contato.

Telefones de contato: (77) 3684-2340 (77) 9996-1179, falar com Claudia.
Fonte: Agmar Rios.

Várzea do Poço: Circo na Escola Recanto Colorido.

Na culminancia da Escola Recanto Colorido cujo o tema foi O Circo, houve várias apresentações dos alunos para todos os pais e mães que ali estavam. Houve uma participação da palhaçinha Xika - Ciomária Alves- coordenadora de cultura, que por sua vez falou um pouco da importancia de se trabalhar arte nas escolas, dos projetos que a Secretaria de Municipal de Cultura vem desenvolvendo nesta área, contando um pouco da história do Palhaço Piolin e o dia do circo. As atividades seguiram por conta das professoras e alunos (as), deixando todos surpresos e felizes, pois cada apresentação arrancava da platéia muitas gargalhadas e aplausos.
Parabéns a toda equipe da Recanto Colorido pela valiosa iniciativa.
Fonte: www.culturavp.blogspot.com

Assembléia dos Profissionais do Magistério.














Fonte: Agmar Rios

Visita Online