PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

10 de mai. de 2011

SÃO JOÃO ANTECIPADO DE NOVA FATIMA DIAS 11 E 12 DE JUNHO

REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL
Fonte: Foguinho Eventos

Judiciário realiza paralisação de 24 horas


Os servidores do Judiciário na Bahia - TRT5, TRE, Justiças Federal e Militar da União - cruzam os braços e paralisam as atividades por 24 horas, nesta quarta-feira (11). A categoria pede reajuste salarial, a reprovação do PLP 549/2009, entre outros benefícios.

Às 13h será realizada uma assembleia no TRT (Comércio), para decidir o rumo da classe. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal na Bahia (Sindjufeba), deve ser deliberada o início da greve por tempo indeterminado.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA BAHIA


 
Sinebahia inscreve para 1.606 vagas de qualificação do Planteq
Estão abertas, até sexta-feira (12), em 37 municípios pertencentes à Rede Sinebahia, um total de 1.606 vagas gratuitas vinculadas ao Plano Territorial de Qualificação – PLANTEQ BAHIA. O programa integra o Plano Nacional de Qualificação (PNQ), implementado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e executado na Bahia pelo Governo do Estado - através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A ação tem como objetivo qualificar trabalhadoras e trabalhadores desempregados, com prioridade para aqueles que estejam em situação de maior vulnerabilidade econômica e social. Jovens, pessoas com mais de 40 anos, afrodescendentes, indiodescendentes e pessoas com deficiência (PcD) são o foco principal do programa.

Inscrições

Local: Unidades do Sinebahia em cada um dos 37 municípios. Confira a relação de cursos e cidades.
Documentação: RG, CPF, NIS, CTPS, comprovantes de residência e escolaridade.
Público prioritário: maiores de idade desempregados, pessoas com mais de 40 anos, jovens, afrodescendentes, indiodescendes e pessoas com deficiência (em municípios específicos).
Carga horária: 200 horas, divididas em dois módulos. Geral (40 horas/aula de cidadania e orientação profissional) e Específico (160 horas/aula divididas entre teoria e prática). Fonte: Agecom/Ba

Jacobina Rui Macedo poderá assumir a 16ª Dires


Rui Macedo, ex-prefeito de Jacobina

O ex-prefeito de Jacobina, Rui Rei Matos Macedo (PMDB), está sendo cogitado para assumir a 16ª Dires de Jacobina, conforme revelou ontem uma fonte de Salvador.

O objetivo da nomeação seria uma forma de compor o grupo da oposição rumo à eleição municipal do ano que vem e, ao mesmo tempo, acabar com a tentativa de namoro ensaiado entre o DEM local e o PT, por sinal, praticamente em frangalhos.

Como cautela e canja de galinha não fazem mal à saúde, vamos ficar por aqui aguardando, afinal, como dizem os cronistas políticos, quem viver... verá. Corino Urgente

Serrolândia Reforma do Mercado Municipal

As melhorias estão focadas nas recomendações apresentadas pelo Ministério Publico Estadual.

 
FOTOS DO LOCAL

Está em ritmo acelerado a reforma do Mercado Municipal, localizado no centro da cidade, onde estão sendo feito serviços de revestimento cerâmico, forros e piso granitado em todos os boxes.

O investimento é de quase R$ 150.000,00 e deve beneficiar dezenas de comerciantes e a população com as melhorias, que estão focadas nas recomendações apresentadas pelo Ministério Publico Estadual, que objetiva garantir aos consumidores a comercialização de alimentos e produtos cárneos com mais higiene.

Para o prefeito Gildo Mota a preocupação está relacionada principalmente à saúde da população. “È meu compromisso como gestor, garantir a qualidade dos produtos comercializados no mercado e na feira livre”, disse o prefeito.

A previsão de conclusão é para inicio de junho, segundo a empresa responsável pela obra. 
Fonte: Portal Serrolandia    

VÁRZEA DO POÇO: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS


A Secretaria Municipal de Agricultura e meio Ambiente de Várzea do Poço, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego,Renda e Esporte do Estado da Bahia, comunica a todos que já estão abertas as inscrições pra os Cursos:
*CORTE E COSTURA COM 20 VAGAS
*PEDREIRO POLI-VALENTE 20 VAGAS
Os mesmo tem carga horária de 200 horas cada modalidade.
Interessados deverão comparecer com CPF e RG  à Secretaria de Agricultura e meio ambiente que fica localizada na sede da Prefeitura Municipal, Rua Durval Gama nº 414 centro de Várzea do poço
PROCURAR: Sec. Valter João dos Santos  (CARECA)

QUIXABEIRA: INCEMINAÇÃO ARTIFICIAL CHEGA AOS REBANHOS DO MUNICÍPIO

Na manhã desta segunda-feira (09) dezenas de criadores de Quixabeira participaram de uma importante reunião no salão do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Quixabeira. O evento teve como objetivo, fazer o lançamento do programa de inseminação artificial em bovinos, caprinos e ovinos, que chega pela primeira vez ao município, o programa é uma parceria do município junto ao estado por meio da EBDA. Nessa primeira etapa, 34 criadores estão sendo beneficiados com o melhoramento genético de parte do seu rebanho, sem custos para o criador.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Agricultura e Meio Ambiente Gilson Rocha popular Gilsão, considera mais uma grande vitória para o municio "programa como esse, era considerado impossível para o pequeno criador e hoje é uma realidade, graças ao município e ao estado que estão preocupados com pequenos" disse o secretario. Dois veterinários da EBDA estão fazendo o acompanhamento do programa junto aos criadores, entre os materiais genéticos oferecidos gratuitamente estão as raças de bovinos gir e buzerá consideradas boas de leite.

Texto e Foto: Ailton Araújo

CAPIM GROSSO: PREFEITURA APRESENTA A POPULAÇÃO NOVOS VEÍCULOS ADQUIRIDOS COM RECURSOS PRÓPRIOS


A Prefeitura Municipal de Capim Grosso, apresentou nesta segunda-feira (09), a população, durante a realização da 26ª Maratona Otaviano Ferreira, os seguintes veículos: um Fiat Uno, que servirá a Guarda Municipal,  duas motocicletas que serão utilizadas pelos agentes de Endemias (Dengue) e uma ambulância,  os novos veículos foram adquiridos com recursos próprios. Na oportunidade a prefeita Lydia Pinheiro anunciou a construção da Praça Ulisses Guimarães.
Após o encerramento da Maratona os veículos recém adquiridos desfilaram em carreata pelas ruas da cidade.
Deve-se lembrar que alguns meses atrás a Guarda Municipal recebeu fardamento completo bem como os agentes e Endemias (Dengue).

CAPIM GROSSO: DEP. FEDERAL FERNANDO TORRES E O CAP. FLAITON ESTIVERAM PRESENTES AO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Durante os festejos do aniversário de Emancipação Política de Capim Grosso, mais precisamente nesta segunda-feira (09), esteve visitando a cidade o Deputado  Federal Fernando Torres, acompanhado pelo Capimgrossense do Distrito de Pedras Altas, Cap. Flailton, que representou a Deputada Estadual Graça Pimenta. Vale salientar que Fernando Torres foi o único Deputado que esteve no município quando da data festiva.

O Cap. Flaiton e o Dep. Fernando Torres, foram recebidos por varias pessoas importantes na política local, como por exemplo: Marcone Ex-Vereador e Sec. de Assistencia Social, José Ivanildo (Fuba) Ex-Sec. de Urbanismo, Censo Ex- Sec. de Agricultura, Nildo Jacobina Ex-Sec. de Esportes,  Zé Bileu, Ivo, Pompom e outros.
Os citados políticos percorreram a Praça Nove de Maio, onde conversaram com diversas pessoas que estavam presenciando as atividades realizadas no local, recebendo das mesmas muito carinho e apreço.
Para as pessoas que não conhecem o Capitão Flaiton, ele atualmente exerce a função de Sec. de Transportes do Município de Feira de Santana, uma das importantes cidades do Estado da Bahia.

Serrolândia: Gildo Mota defende divisão igualitária dos royalties do petróleo

Gildo Mota, prefeito de Serrolândia, defende distribuição dos royalties do petróleo
Na opinião do prefeito de Serrolândia, Gildo Mota, presente à Marcha dos Prefeitos, os royalties do pré sal devem ser distribuídos entre todos os Municípios brasileiros de forma igualitária. “O Brasil não poder ser dividido entre municípios pobres e municípios ricos. Somos uma federação, então precisarmos ser tratados de forma igualitária; sem discriminação”, lembrou o prefeito.
O petróleo, os minérios, ou seja, o subsolo, não é propriedade de um município, ele pertence a União, ao povo brasileiro. “Portanto, deve ser distribuído de maneira igualitária para todos”, reiterou.

Notícia Livre

Quase tudo pronto para a festa de 99 anos da Micareta de Jacobina



Quem anda nas ruas e avenidas do centro de Jacobina, já nota o glamour que será a ornamentação da maior festa do interior da Bahia, a Micareta de Jacobina, que este ano completa seus 99 anos de existência.
Trabalhadores dão os últimos ajustes nos camarotes oficiais, particulares, barracas, palcos e arquibancadas que irão receber o publico durante os quatro dias de festa na cidade do ouro.
Serão trios, bandas, blocos, artistas da terra e muita folia para quem gosta de curtir a maior festa momesca da região. Diversão pra muitos, trabalho para centenas de pessoas que aproveitam a época para ganhar um dinheirinho apostando no sucesso das vendas, aquecendo assim a economia local durante o período.
Agora só nos resta torcer para que tenhamos uma micareta com muita paz, segurança e alegria!

Fonte: Opovoquersaber.com  - Compromisso com a verdade!

PM prende mulheres furtando no comércio de Jacobina

Thamiris Thaiane 19 anos e Rosiane Alves 21 anos
Uma Guarnição de área da Policia Militar 24ª CIPM, prendeu na tarde deste Sábado Thamiris Thaiane dos Santos 19 anos Res. no Bairro da Bananeira e Rosiane Alves dos Santos 21 anos Res. no mesmo Bairro, as duas foram presas em Flagrante Delito com vários objetos furtados no comercio Local,outra mulher já Identificada pela Policia,conseguiu fugir no momento da prisão, mais deixou cair seu documento de identidade.
Objetos Recuperados pela Policia
Com as Mulheres foram encontrados Perfumes, Bermudas, Cuecas, Bolsas, Celulares entre outros objetos recuperados, segundo um comerciante que foi vitima da ação, elas entravam nas lojas aproveitando o movimento do dia das mães, enquanto duas distraíam as vendedoras a terceira furtava os objetos realizando um verdadeiro arrastão no comercio local, as autoras do delito juntamente com os objetos foram encaminhados ao Complexo Policial de Jacobina, onde as mesmas foram Autuadas em Flagrante Delito pelo Delegado Plantonista Dr. Damião Lacerda pela Pratica de Furto Qualificado ART 155 do CP e estão à disposição da Justiça.

Boletim Policial

I Encontro de Rádios Comunitárias da Bacia do Jacuípe será em Mairi dia 20 de maio

A Associação Comunitária de Mairi (Rádio Mairi FM 104,9) estará promovendo o 1º Encontro de Rádios Comunitárias do território da Bacia do Jacuípe, no dia 20 de maio (sexta-feira), das 9:00h as 16:00h, no Centro Cultural Sete de Setembro, na cidade de Mairi.
Os presidentes ou representantes de rádios comunitárias interessados a participar do evento, podem entrar em contato pelos telefones (74) 3632-2020 ou 9971-4067 e se preferir, pode enviar um e-mail para: afonsomairi@hotmail.com
Objetivo: Democratização da comunicação na Bacia do Jacuípe.

Pauta: Clique aqui para conferir

ADEM/APLB-Sindicato convida os profissionais da educação para uma reunião em virtude da Paralisação Nacional dia 11 de maio

Saudações Sindicais,

A Diretoria Executiva da ADEM/APLB-Sindicato convida os profissionais da educação para uma reunião em virtude da Paralisação Nacional dia 11 de maio de 2011 às 9h00 no Salão dos Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mairi. 
Contamos com sua Participação.
Atenciosamente,

Marcelo Santos Freitas
Diretor de Núcleo
ADEM–APLB/Sindicato

Leônico Junior de Várzea do Poço vence Piritiba Jovem e está nas semifinais

No último sábado, dia 7, o Leônico Junior de Várzea do Poço, venceu por 2X0 o Piritiba Jovem pela Copa da Amizade disputada no povoado de Umbuzeiro, município de Mundo Novo. Com esse resultado o Leônico Junior está classificado para as semifinais.
O primeiro gol foi marcado pelo lateral direito Má e o segundo pelo atacante Dei de Serrolândia, ambos no primeiro tempo. Na última etapa após 20min de jogo, o treinador do Leônico, Bala Seca, fez algumas substituições colocando o time mais defensivo e explorando os contra-ataques, a equipe Piritiba Jovem não soube aproveitar as oportunidades e retornou a sua cidade de origem com uma derrota por 2X0.
O trio de arbitragem foi da cidade de Baixa Grande. O Leônico Junior encerrou a primeira fase do Campeonato da Amizade com a seguinte campanha:
Leônico Junior 2X3 Umbuzeiro
Leônico Junior 2X0 Mairi Junior’s
Leônico Junior 2X0 Piritiba Jovem
Já estão classificados para as semifinais: Leônico Junior, Mairi Junior’s e Umbuzeiro.
No próximo sábado, dia 14, no encerramento da primeira fase do Campeonato da Amizade, Mundo Novo enfrenta Umbuzeiro, na oportunidade sugira o dono da 4ª vaga das semifinais.

Redação Déa Vasconcelos
Informações: Bala Seca
Fonte: varzeacidade.blogspot.com

Baixa Grande – Urgente! homem desaparecido

Luiz Carlos Pinho de Oliveira está desaparecido desde a última sexta-feira, dia 06 de maio de 2011, na localidade de Lagoa do Terreiro - Zona Rural, do município de Baixa Grande - Bahia. Ele estava trajando calça jeans, jaqueta azul e tênis preto.
A Família pede a quem tiver alguma informação sobre o paradeiro de Luiz Carlos, entrar em contato urgente, toda a família está aflita por informações!!!
Caso alguém tenha alguma informação que possa ajudar, pode enviar um e-mail para: leidebailon@yahoo.com.br, ou pelos telefones: (71) 9999-0533; (71) 9267-6186.

Militantes de Esquerda e filiados do PT estiveram na Rádio Subaé para esclarecer a crise petista

Representantes de seguimentos progressistas, como o grupo "Militância Vermelha", filiados do PT e outros ativistas sociais estiveram no estúdio do Programa Ronda dos Municípios, comandado pelo âncora Valter Vieira, para esclarecer a tentativa de cooptação do PT por parte do prefeito Adeil Figueiredo, PMDB.

É verdade que o Partido dos Trabalhadores em Serra Preta convive em crise já algum tempo. Mas o prefeito Adeil, seguidor de Targino Machado, conseguiu aprofundar a crise do PT de Serra Preta ainda mais com a adesão do vereador Edmilson, eleito pelo PT, a seu governo. Além disso, o pequeno grupo que segue o vereador tenta, a todo custo, levar a sigla para a base do poder municipal em troca de uma secretaria. 

Durante o programa, que dedicou 40 minutos ao tema, ficou claro que a negociata não partiu da vontade da maioria dos filiados do PT. Mário Ângelo, membro-fundador do partido, abriu a discussão afirmando que os poucos filiados que desejam servir ao prefeito foram ingênuos ou gananciosos em aceitar e defender a participação no poder local. Ainda acredita que o PT Estadual não deva concordar com a atitude dos "aloprados", parafraseando o ex-presidente Lula. Jeremias Santana, filiado que participou da reunião secreta dos seguidores do vereador Edmilson (PT) em prol do prefeito, confirmou que votou contra ao apoio e que o cenário político já estava orquestrado para atropelar militantes contrários a vontade do vereador.

Hélio, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Serra Preta, e Prof(a) Maria Nívea, uma das fundadoras do grupo "Militância Vermelha", lamentaram o ocorrido. "Apoiamos a Deputada Neusa Cadore em Serra Preta com o objetivo de fortalecer o PT como um partido de luta em defesa dos mais sofridos", comenta Nívea. A professora classificou a atitude de participar da base do prefeito como uma "aberração sem lógica alguma", já que o prefeito não segue os princípios que o PT sempre defendeu. 

O ponto alto da discussão foi as intervenções dos ouvintes, oferecendo força e apoio aos militantes. Ao mesmo tempo, ouvintes aproveitaram para fazer denúncia de abandono do município por parte do prefeito Adeil Figueiredo, PMDB. "O bairro da Portelinha em Bravo falta tudo. Com as chuvas, as ruas estão cheias de lama" - critica uma ouvinte. Já outro ouvinte Alex, ex-filiados do PT, disse que a atitude do vereador Edmilson apenas confirmou as suas práticas diárias.

Cal do PT, ex-presidente do partido e atualmente se dedica a organizar sem-terras no município, fez duras críticas a Paulo Sérgio, filiado do partido e possível Secretário do governo Adeil, afirmando que o militante era um oportunista de plantão. Segundo Cal, no passado, ele prestava serviço a Aldinho, filho do atual vice-prefeito e ex-vereador pelo extinto PFL. Em seguida, se aproximou do PT de olho em um emprego no MOC e atualmente ocupa uma função terceirizada na Petrobrás, como o cargo será substituido por concursados, o militante deseja servir Adeil na função de Secretário.

A suplente do vereador Edmilson, Raquel da Lagoa (PV) disse que o vereador traiu seu discurso. "Em campanha, ele dizia que ia ser o fiscal do povo e hoje ele se adere ao prefeito adversário" - argumenta. Disse também, que o vereador deveria ter mais consideração a seus colegas, já que não se elegeu apenas com seus votos, mas sim com o apoio da coligação [PV, PT e PCdoB].

Com o tempo esgotado do programa, Mário Ângelo encerrou afirmando que o grupo lutará dentro ou fora do partido para salvar o PT das garras do prefeito de Serra Preta. Divulgou nomes do PT que apoiam a moralização do partido como o de José Guerra, Secretário de Direitos Humanos; Humberto Guanais, ex-diretor do biodiesiel na Bahia e os Deputados Bira Coroa, Neusa Cadore e Amauri. Solicitou a opinião do líder do PT no Legislativo, Deputado Zé Neto, mas acha que o parlamentar não sujará sua história aceitando tais práticas clientelistas.
Fonte: Blog do Mário Ângelo

Jaques Wagner cumpre a promessa de retirar a barba e doar R$ 500 mil

 
Antes e depois: Jaques Wagner retirou a barba por R$ 500 mil

No fim desta manhã de domingo, 8, o governador Jaques Wagner cumpriu a promessa de retirar a barba e doar os R$ 500 mil pagos pela Gillette para o investimento em projetos do Instituto Ayrton Senna na Bahia. O local escolhido foi a Escola Tertuliano de Gois, no Alto das Pombas, uma das quatro unidades de ensino que serão beneficiadas com a iniciativa. "É a barba da educação", disse, ao aparecer de barba feita após 34 anos.

Segundo o governador, tudo começou como uma brincadeira, que ele esperava se tornar realidade. Segundo ele, a única preocupação é com a reação da primeira-dama, Fátima Mendonça. "Tá me esperando em casa e eu espero que goste", torceu.

A decisão por doar os recursos para a educação se deveu à promessa feita no último Fórum Econômico de Comandatuba, no mês passado, de ajudar o Instituto Ayrton Senna, entidade ligada à causa. O local foi escolhido, segundo o governador, pelo trabalho de combate à violência que está sendo implementado na região do Calabar e do Alto das Pombas.

FONTE: Jornal A Tarde

Visita Online