PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

24 de jun. de 2011

Coité: motorista invade procissão de Corpus Christi e por pouco não atropela multidão

Apesar do susto causado a todos que estavam no momento que o carro levantou poeira ao passar sobre o tapete decorativo, ninguém ficou ferido.

Centenas de fiéis que acompanhavam a procissão de Corpus Christi na manhã desta quinta-feira (23), por volta das 11h30, viveram momento de desespero, quando o veículo Gol de placa BUA 4110 licença de Conceição do Coité, conduzido por João Gomes da Silva, 83 anos, conhecido por João Marceneiro,  passou por cima da ornamentação da Rua João Benevides, centro da cidade e quando se aproximava do aglomerado de pessoas que acompanhavam a procissão, um homem conhecido por Baiúca, ao perceber  o total descontrole do motorista, atravessou na frente do veículo e mesmo assim o condutor não parou, “ vendo que ele poderia provocar uma tragédia, eu conseguir impulsionar meu corpo para dentro do carro ainda em movimento e arranquei a chave, foi quando o veículo interrompeu”, contou Baiúca.
A guarnição da Policia Militar da 4ª Cia, que auxiliava a procissão, flagrou o momento e conduziu o motorista  a Delegacia, onde ouviu um breve relato do condutor e fez a apresentação do mesmo e do veículo. No momento não havia policial civil e um carcereiro ligou para a delegada substitutiva Rosângela, titular de Retirolândia que ordenou que o motorista fosse liberado, com o compromisso de retornar na segunda-feira, para prestar depoimento, porém o carro ficou no pátio da delegacia.
Ao falar para o CN o aposentado disse que não viu nada, e que não estava louco para atropelar  ninguém, garantiu que possui carteira de habilitação e até pra Feira de Santana, costuma viajar. Segundo ele, faltou alguém para orientar que não podia passar. Questionado se ele não sabia que hoje era Corpus Cristhi e se não tinha visto aquele tapete numa extensão de duzentos metros disse: “São João ainda é amanhã rapaz, dia 23”, numa demonstração de fora de sintonia com a realidade. Falou também que, quem tem saúde e dinheiro não fica preso, fato que causou indignação aos policias.
Apesar do susto causado a todos que estavam no momento que o carro levantou poeira ao passar sobre o tapete decorativo, ninguém ficou ferido.
Prossição prosseguiu - Depois do susto, o padre Charles Santana, diáconos e ministros eucarísticos prosseguiram na condução do Santíssimo acompanhado do fiéis, sentido Fonte Luminosa, avenida Getúlio Vargas até a igreja matriz, onde o paróco deu a benção. Informações davam conta que João Marceneiro é católico praticante, mas que vem sofrendo com mal de Alzheimer.
Corpus Christi – A Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
“O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6, 55 – 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
No Brasil
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
Por: Raimundo Mascarenhas

Feira Livre de Mairi do dia 02 de julho (sábado) será transferida para o dia 01 de julho 2011

DECRETO MUNICIPAL N° 096/2011
O Excelentíssimo Sr. ANTÔNIO CEDRAZ CARNEIRO, Prefeito Municipal de Mairi, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas, e, Tendo em vista o Feriado Estadual em comemoração à Independência da Bahia;
RESOLVE:
Art. 1° - Transferir a Feira Livre do dia 02 de julho (sábado) para o dia 01 de julho 2011
(sexta-feira).
Art. 2° - Decretar PONTO FACULTATIVO dia 01 de julho 2011 (sexta – feira).
Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
Gabinete do Prefeito Municipal de Mairi - BA, 22 de junho de 2011.
ANTÔNIO CEDRAZ CARNEIRO
Prefeito Municipal

Policia Civil prende oito pessoas durante operação em Piritiba


Ampliar imagem

Policiais Civis da 16ª Coorpin, sob a Coordenação de Dr. Elvio Brandão deflagraram na manhã de hoje em Piritiba a Operação COMPADRE, com a intenção da coibir o tráfico de drogas naquele município. Foram cumpridos 06 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Exmo. Juiz de Direito Dr. Bernardo Lubambo sob as vistas do Promotor de Justiça Dr. José Carlos. Oito pessoas foram presas em flagrante delito.

Também foram apreendidos entorpecentes, arma, veículos de procedência irregular e dinheiro proveniente da comercialização de drogas. A operação contou com a participação do delegado do Município de Piritiba, Dr. Humberto Marino e dos delegados das cidades de Morro do Chapéu, Drª Lucia Janssen, Miguel Calmon, Dr. Ademar Vical, Jacobina, Dr.Henrique Moraes e de Várzea Nova, Dr. Eduardo Brito. Vinte cinco agentes de toda coordenadoria deram apoio a operação e dez veículos foram utilizados.

Por volta das 6hs os mandados começaram a ser cumpridos e ao final da operação foram presos Robson Reis Santos 27 anos “Ota” natural de Salvador BA, Marconi Gonçalves Lopes 27 anos “ Capacete” natural de Piritiba,Fernando Ramos Silva 21 anos “ Testa” natural de Piritiba,José orlando Araujo Silva 44 anos “ Big Dui” natural de Piritiba,Deivid Gonçalves santos 23 anos “ Davi” natural de Piritiba, Paulo Marcos Rios Santos 27 anos “ Testa 2”natural de Piritiba,Manoel Moraes Oliveira 53 anos “ Manoel Leiteiro” considerado o Vôvo do trafico na cidade e Pricila Santos Dias 19 anos .“ Pricila” é natural de salvador esposa de “Vôvo”. Dos oito presos sete já respondem processo e tem passagem na polícia, por tráfico,furto e outros crimes.


Manoel Moraes, o "Vôvo" e Pricila Santos, Ota,Testa 2, Capacete, Davi, Big Dui, e Testa 

“Segundo o Dr. Elvio Brandão,” vários fatores contribuíram para o sucesso da Operação, entre eles o serviço de inteligência da 16ª Coorpin, que acompanhou toda movimentação dos locais de comercialização da droga a celeridade da Justiça em expedir os mandados de busca e principalmente as denúncias da população,todos os presos estão no complexo Policial de Piritiba onde foram autuados em flagrante pelo Dr. Humberto Marino e permanecerão a disposição da Justiça.

Boletim Policial

Banda Selva Branca da Bahia anima o Bloco Só Bebê no São João de Mairi 2011

 
A reação foi de muita adrenalina e alto astral nesta quinta-feira, dia 23 de junho, feriado de São João no primeiro dia do Bloco Só Bebê com a Banda Selva Branca da Bahia que há dois anos anima os foliões em Mairi.
O Bloco Só Bebê há 16 anos participa do São João de Mairi e desde 2008 é parceira da Rádio Comunitária Mairi FM. O valor arrecadado é destinado a Associação Beneficente Nossa Senhora Das Dores e a Associação Mantenedora da Rádio Mairi FM.
Bloco Só Bebê
Lucas, vocalista da Banda Selva Branca
Transmissão ao vivo pela Rádio Mairi FM 104,9





No segundo dia de alegria, nesta sexta-feira 24 de junho, Cochize Soares pela primeira vez fará a galera tirar o pé do chão.

No sábado, último dia de festa o ritmo do pagode com a mistura do axé tomará conta dos foliões com a Banda Pega e Fica.
Redação Gidailma Souza
Fotos agmar Rios / Foguinho Eventos
Fonte: Agmar Rios

Visita Online