PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

15 de out. de 2011

CDS Jacuípe é instaurado e a Bacia do Jacuípe avança na Consolidação da Estratégia Territorial

Na última sexta-feira, dia 14 de outubro, o Território Bacia do Jacuípe deu passos largos para avançar na consolidação da estratégia territorial. Foi realizada a assembléia instauração do Consórcio Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe - CDS Jacuípe -, uma instituição Inter federativa de caráter público que vem pra dar sustentação à execução da estratégia territorial da Bacia do Jacuípe.
O Consórcio Jacuípe vem suprir as deficiências de investimento de infraestrutura dos projetos territoriais, e resolver problemas como saneamento e resíduos sólidos dos municípios consorciados. Nesta assembléia foi homologada a entrada de 8 dos 9 municípios que manifestaram interesse e colaboraram com a construção do consórcio. Inicialmente colaboraram com a construção os municípios de Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pintadas, Quixabeira, Várzea do Poço e Várzea da Roça. Destes municípios Várzea da Roça não seguiu em frente pelo fato de o Protocolo de Intenções não ter sido aprovado na câmara de vereadores do Município.
Matteus Martins, responsável técnico pela construção do Consórcio, falou sobre a possibilidade de entrada dos demais municípios da Bacia do Jacuípe. “Quando construímos o Protocolo de Intenções, que em termos comparativos seria o projeto de constituição do Consórcio, buscamos respeitar a diferença de entendimento dos municípios sobre políticas públicas. Alguns municípios estão incorporados nas dinâmicas que o Brasil experimenta de políticas públicas e logo priorizaram a participação no processo de construção do Consórcio. Outros não entenderam de imediato, e assim, por imaginarmos que mais tarde eles poderiam desejar entrar no Consórcio, nós incluímos os mesmos no Protocolo de Intenções, assim como também incluímos o governo da Bahia. Agora, pra eles entrarem, percorrerão o caminho que os demais percorreram”, disse Matteus. 
Matteus explicou que o Consórcio vem para complementar a ação do CODES e não conflitar ou anular. “O CODES é uma instância de formação, de politização, de problematizarão, de aglutinação de agentes entorno de estratégias de promoção do desenvolvimento sustentável do Territorial. Tem seus limites por ser entidade privada, e isso limita o acesso de determinados recursos públicos. Exatamente neste limite do CODES o Consórcio entra, pois enquanto instância pública, poderá acessar os recursos que o CODES não acessa”.
Na abertura da assembléia, Joilma Rios presidenta do CODES enfatizou a importância daquele momento. “Mais uma vez estamos dando um passo à frente na construção de um futuro melhor. O CODES na qualidade de articulador do Consórcio entende que agora estávamos unindo o elo entre as políticas públicas com as necessidades do Território, sem deixar espaços para perdas de recursos”, disse Joilma.
O presidente eleito do Consórcio foi Vacyr Rios, prefeito de Pintadas. Para ele o Consórcio “é resultado de uma longa caminhada na busca pelo desenvolvimento sustentável. Tocar política pública territorial sem um consórcio é de um ônus muito grande, pois o Colegiado Territorial se sobrecarrega. Agora são duas forças que vão se combinar promovendo custeio e investimento para a promoção do desenvolvimento territorial da Bacia do Jacuípe”.
Além de Vacyr, foram eleitos para compor o Conselho de Administração os prefeitos Dr Nei, de Capela do Alto Alegre e Paulo Ferreira, de Várzea do Poço. Além deles, o time de prefeitos do CONSÓRCIO JACUÍPE ou CDS Jacuípe está formado por: Antônio Cedraz Carneiro (Mairi) , Manoel de Oliveira (Nova Fátima), Antônio Diomário (Ipirá) e Eliezer Costa (Quixabeira).
Joilma Rios (Presidente do CODES), Paulo José (Prefeito de Várzea do Poço) Valcyr Rios (Prefeito de Pintadas) Corujão (Vereador de Pintadas) Dr. Ney (Prefeito de Capela do Alto Alegre) Pedro Lima (Vereador de Baixa Grande) Matteus Martins (Secretário Executivo CODES).
O prefeito Antônio Cedraz de Mairi participou do evento
Fonte: www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba com informações de Matteus Martins

Serrolândia: Capimgrossense é destaque em Copa Feminina ‏

A atleta Edy de Capim Grosso mostrou o seu talento e ganhou o título de melhor jogadora pelo time As Feras.

A primeira Copa Josefa Petronília de Serrolândia foi um sucesso, onde promoveu e alavancou de vez o futebol feminino no município.
Com vários jogadores famosos na região e alguns profissionais no masculino, no feminino não é diferente, durante alguns meses a competição superlotou as dependências do Cress Clube durante todos os jogos que acontecia a Terças e Quintas a noite e Domingos pela manhã.
Time As Feras
 Na grande Final no último Domingo dia 9 de Outubro as equipes AS FERAS X ROÇADINHO se enfrentaram e fizeram um grande jogo, empolgando e emocionando quem estava presente no Cress. No tempo normal a partida terminou empatada pelo placar de 1X1, levando a decisão para cobrança de penalidade máxima onde AS FERAS levou a melhor ganhando o Título do campeonato feminino.
A competição teve como participantes 6 equipes: As Feras, Roçadinho, Várzea do Uruçú, Colégio Estadual, Contornolandia e Cress.
Premiações: Campeã - As Feras, recebeu troféu, medalhas e mais R$ 500,00.
Vice Campeã: Roçadinho, troféu, medalhas e mais R$ 300,00.
Jogadora mais disciplinada: Geisiane de Várzea do Urucu, troféu.
Goleira menos vazada: Gidinalva de As Feras, troféu.
Artilheira: Edinailde de As Feras, troféu.
Melhor Jogadora: Edinobrega de As Feras, troféu.
Capimgrossense Edy recebendo o trófeu de Melhor Jogadora
 A 1ª Copa Josefa Petronília contou ainda, além da presença maciça da torcida, o apoio da Vereadora Jucy, da Prefeitura Municipal de Serrolandia, Comissão de esporte de Serrolândia, Arbitragem (masculina e feminina) em especial a arbitragem da final, Saane de Ourolândia e Betânia de Jacobina, Cress Clube, Liga Desportiva Serrolandense e a Serrote FM.
Parabéns a todas jogadoras e até a próxima competição.

Fonte: Sione Santos

Bancários aceitam proposta da Fenaban e greve pode terminar na terça (18)

A proposta pelo fim da greve será votada em assembleias que ocorrerão entre segunda e quarta-feira. 

Agência Brasil - O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo nesta sexta-feira (15), no segundo dia de negociações, na capital paulista, sobre reivindicações da categoria que está em greve há 18 dias.
Segundo Lourenço Ferreira do Prado, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), a Fenaban propôs um reajuste de 9% nos salários e na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além de aumento de 12% no piso da categoria.
Os bancários, que reivindicavam 12,8% de reajuste, aceitaram a proposta feita na reunião no hotel Maksoud Plaza e, com isso, obtiveram 1,2% de aumento real nos salários.
Prado declarou que o Comando Nacional recomendará aos sindicatos de todo o país o retorno ao trabalho. A proposta pelo fim da greve será votada, segundo ele, em assembleias que ocorrerão entre segunda e quarta-feira. “A maioria dos sindicatos deve fazer as assembleias na segunda-feira e a volta ao trabalho deve ocorrer na terça-feira”, declarou Prado.
Fonte: Acorda Cidade

Capim Grosso: “chupa cabra” é encontrado em caixa eletrônico do Bradesco

O aparelho é usado por criminosos para clonar cartões utilizados nos caixas eletrônicos das agencias bancárias.

Na manhã deste sábado (15) a Polícia Militar de Capim Grosso foi informado por um cliente do Banco Bradesco de que haveria um aparelho irregular no terceiro caixa eletrônico da agência.
Aparelho é embutido no caixa eletrônico

A PM foi ao local e identificou um dispositivo que possivelmente seria um dos famosos “chupas cabras”, que é acoplado por criminosos nos caixas eletrônicos, retendo o cartão e filmando todos os dados digitados pelo cliente, usados para clonar o cartão da vítima.
O objeto foi retirado do local e levado para maiores averiguações e felizmente os clientes que utilizaram desse terminal não terão problemas, foi o material foi encontrado antes que os bandidos viessem recolhê-lo.  

Texto e Fotos: FR Notícias

Seca faz Prefeitura de Araci decretar estado de emergência no município

Segundo informações, a prefeitura já fornece cerca de 100 caminhões pipa todo mês e vem desenvolvendo um trabalho diário para que o sistema de abastecimento de água do araci norte trabalhe com total eficiência.

O Governo da Bahia através da Defesa Civil homologou o decreto de número 599, de oito de setembro, da Prefeitura Municipal de Araci que declara estado de emergência pelo prazo de 90 dias, em toda zona rural do município devido os efeitos causados pela estiagem que vem assolando a região.
Conforme as informações prestadas pela CORDEC – Coordenação da Defesa Civil, o Governo do Estado junto a Prefeitura vai adotar medidas que lhes competem para preservar o bem-estar da população.
Segundo informações, a prefeitura já fornece cerca de 100 caminhões pipa todo mês e vem desenvolvendo um trabalho diário para que o sistema de abastecimento de água do araci norte trabalhe com total eficiência.
Por Do Karmo Carvalho / Portal Folha

Conceição do Coité / Fatos Policiais quinta-feira, 13 de outubro de 2011 23:13 Vaqueiro encontra moto no fundo de lagoa em Coité

Segundo a polícia está foi a quarta moto encontrada em lagoa em menos de dois anos.

Não é história de pescador, nem novidade encontrar motos no fundo de lagoas em Conceição do Coité. Nesta quinta-feira, 13, mais uma motocicleta foi encontrada, trata-se de uma Yamaha YBR de cor azul placa JRM 2276 licença de Serrinha, encontrada por Ronaldo Reis, vaqueiro da Fazenda Lameiro Dantas, que fica as margens da BA 411 sentido centro da cidade ao distrito de Salgadália.  

Eram 11h quando o vaqueiro avisou a um policial militar da existência da moto no fundo da aguada, o soldado então informou a guarnição de serviço que se deslocou até a fazenda, onde constatou a existência da moto coberta de lama.

Após realizar o resgate, o veículo foi levado para a sede da 4ª Cia e depois de fazer um levantamento, não foi encontrada nenhuma queixa de roubo.

A polícia espera que a partir dessa reportagem o proprietário procure e registre o ocorrido a fim de facilitar a prisão do autor do furto ou roubo. “A gente não confirma se a moto foi jogada no lago depois de furtada ou roubada, mas se tomar como base as outras que já foram encontradas, algumas depenadas, podemos imaginar que realmente foi um ato criminoso”, falou o capitão Joilson Lessa, comandante da 4ª Cia. 

Por: Raimundo Mascarenha

Várzea do Poço: A festa começou no Parque Aristides Rios

Marquinhos coordenador do Parque Aristides Rios
Aconteceu nesta sexta, 14 de outubro a abertura da 7ª Vaquejada no Parque Aristides Rios, no início da noite houve a abertura do evento com uma celebração em homenagem a Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil e protetora dos vaqueiros. Na oportunidade Marquinhos agradeceu aos vaqueiros, visitantes por estarem prestigiando o evento de tamanha importância para a nossa cidade e a todos que trabalharam na reforma do parque desde o pessoal da limpeza e a todos os profissionais que estiveram envolvidos na obra para deixarem o parque bonito e os vazeanos terem orgulho da cidade que tem um dos melhores parques de vaquejada do Brasil. Marquinho também falou do sonho que tinha quando criança de correr vaquejada, já que a família é de origem pobre e hoje ele possui um parque na magnitude que é o Parque Aristides Rios, na oportunidade ele falou para as crianças presentes que continue cultivando os sonhos porque um dia eles serão realizados.  Logo após a celebração, iniciou a derruba de bois e o locutor não se cansava de dizer: Valeu Boi!!! Para alegria dos vaqueiros. 
Nenen do Acordeom
Quem esteve animando a as pessoas presente foi o forrozeiro Nenen do Acordeom artista consagrado do forró autêntico pé de serra, Nenen do Acordeom é pernabucano e hoje reside em Jacobina.  
Fotos: Déa Vasconcelos
www.varzeacidade.blogspot.com

Várzea da Roça comemora dia das Criança

 Nesta Sexta-Feira 14 de Outubro, a rede Municipal de Educação  de Várzea da Roça, comemorou o dia das crianças, na quadra municipal situada na Praça Topógrafo Pedro Magalhães, onde toda população presente pode assistir à apresentações. As festividades iniciaram por volta das 15:00hs com jogos juvenis, entrega de ticket para piscina de bolinha, pipoca, passeio no Trenzinho da Alegria e várias outras atividades.
 A comemoração também contou com o grupo de bonecos infantis  “Os Amiguinhos,” que vieram de Feira de Santana para alegrar essa data importante que é o dia das crianças de Várzea da Roça, deixando as crianças e até quem não é mais,  fascinados com a apresentação e mais uma vez a Banda Marcial (BAMUV) prata da casa, se apresentou  deixando os varzeanos encantados  com seu desenvolvimento. O evento contou com a presença de autoridades como Professores, Diretores, Secretários, funcionários públicos e o Sr. Prefeito Municipal Lourivaldo Souza Filho que na oportunidade parabenizou os professores Luiz e Denis pelo seu admirável trabalho Diante da BAMUV.
O Colégio Padre João Farias junto com todas as escolas municipais realizaram uma tarde especial para as crianças e assim prosseguiu  até a noite com apresentações diversas, encerrando  a programação com apresentações da Gibão de Couro com a peça teatral “Cuida Bem e Mim”, e o  grupo de dança We’ Dance e vários outros.
Esse evento tem a Realização da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo.
Apoio Prefeitura Municipal de Várzea da Roça Governo Um Novo Tempo.

 Willian Ponciano além de Musico também é Ator 
Peça Teatral  da Fundação Gibão de Couro
Balé  da( BMUV) Banda Marcial
Clique Aqui confira as Fotos
Da Redação Foguinho Eventos

Visita Online