PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

5 de abr. de 2012

Semana Santa em Mairi

Durante o dia desta quinta-feira (05), muitos fiéis católicos visitaram a Capela da Santa Cruz do Monte para fazer suas orações e penitências. As pessoas vão de carro, de motos e de pé. Segundo os mais velhos, há mais de oitenta anos existe esta tradição de visitar a capela do monte no município de Mairi.

Nesta Quinta-feira Santa, mesmo com o sol muito forte e a seca que vem prejudicando a nossa região, várias pessoas de Mairi e de outros municípios subiram ao monte.

A Quinta-feira Santa é o dia que marca o fim da Quaresma e o inicio do Tríduo pascal na celebração que relembra a ultima ceia de Jesus Cristo com os doze Apóstolos.
A celebração da Via Sacra da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Mairi encerra nesta sexta-feira da Semana Santa em caminhada ao monte, saindo às 5h da manhã da Praça J.J. Seabra. Às 15h, acontecerá a Celebração da Paixão. Logo após, será realizada a Procissão pelas ruas da cidade.
A programação da Semana Santa da Igreja Católica de Mairi começou dia 1º de abril e encerra no próximo domingo (08).
Quiosque
No pé do monte, os barraqueiros e vendedores ambulantes vendem refrigerantes, água mineral, picolé, cachorro quente, tira-gosto, óculos, brinquedos, velas, santinhos, doces, salgados entre outros.

No monte, está sendo realizada uma obra em convênio com o Ministério do Turismo, através do deputado Daniel Almeida. A referida obra está perto de ser concluída, e mesmo assim, os romeiros e visitantes ficaram felizes com a mudança, onde foi construído quiosque, banheiros masculino e feminino, banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência físicas e idosos, escadas na ladeira do monte, calçamento, estacionamento para veículos etc.
A prefeitura de Mairi realizou serviços de patrolamento e cascalhamento da estrada, pintou as escadas da subida do monte e a capela. Para gerar energia, foi instalado um gerador.

Estacionamento de veículos
A capela da Santa Cruz do Monte é o cartão postal do município de Mairi, quem se aproxima da cidade, a primeira coisa que vê é a beleza mística da capela lá no alto. A população faz romarias, ao som de hinos religiosos e preces, principalmente todas as quintas e sextas-feiras da Semana Santa, onde as pessoas sobem ao monte para orar e acender velas. 



Vídeo - as pessoas subindo ao monte:
Redação e fotos: Agmar Rios
Fonte Agmar Rios

Acidente envolvendo duas motos deixa três pessoas gravemente feridas no município de Mairi.


Um acidente envolvendo duas motos em uma estrada vicinal que liga a sede ao povoado de Boa Paz deixou três pessoas gravemente feridas no início da noite desta quarta-feira (04), por volta das 18h, no município de Mairi.

Segundo informações, Eloisio Constantino Matos, de 43 anos de idade, conhecido por Eloisio Tur, estava conduzindo uma moto Titan, de cor verde, sentido ao povoado de Boa Paz e colidiu frontalmente com uma moto XLR, de cor azul, conduzida pelo jovem Junior Cesar da Silva, de 16 anos de idade, que trafegava no sentido contrario. Eloisio estava levando na garupa da moto, sua esposa Ecione Soares Jesus Matos, de 27 anos de idade.

As vítimas do acidente foram socorridas para o Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães de Mairi para receber os primeiros socorros e em seguida foram transferidas para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.

Segundo informações, o hospital só tem uma ambulância quebrada e teve que acionar as ambulâncias da Secretaria de Saúde do município de Mairi, de Várzea da Roça e de Baixa Grande.

Junior Cesar, Eloisio e a esposa são moradores do povoado do Pau D'arco. O jovem Junior Cesar e Ecione são netos de Ovídio do Pau D'arco.

Segundo informações de familiares, Eloisio Tur chegou de São Paulo na tarde desta quarta-feira e a esposa foi buscá-lo de moto na cidade de Várzea da Roça. Na volta para casa, aconteceu o grave acidente, próximo a Fazenda Vassoura, que fica localizada na região do povoado de Boa Paz.

Eloisio foi transferido na ambulância de Várzea da Roça
Junior Cesar foi transferido na ambulância de Mairi
Ecione foi transferida na ambulância de Baixa Grande
Redação e fotos: Agmar Rios
Fonte: Agmar Rios

Visita Online