PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

8 de mai. de 2012

O Seminário Territorial Águas da Bacia do Jacuípe será em Várzea da Roça dias 24 e 25 de maio


O município de Várzea da Roça sediará o “Seminário Territorial Águas da Bacia do Jacuípe”, nos dias 24 e 25 de maio de 2012. O encontro vai reunir a Sociedade Civil, Poder Público, Movimentos Sociais, Associações e Cooperativas e tem como objetivos: compreender os condicionantes naturais e sociais dos processos de estiagem, realizar um diagnóstico preciso da situação atual e estabelecer alternativas/estratégias que minimizem os seus impactos.

“O Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe (CODES-BJ), tem realizado um forte processo de mobilização junto aos 14 municípios desse território, no intuito de construir espaços de diálogos e soluções coletivas, que possam contribuir para minimizar os impactos da atual estiagem, já classificada como a pior dos últimos 30 anos, no semiárido baiano”, disse em nota a presidenta do Codes, Joilma Rios.

Todos os municípios estão sendo orientados a preencher e encaminhar ao CODES, as Fichas de Inscrição no Seminário até o prazo máximo de 20 de maio. O Codes informou também que na noite do dia 24/05 teremos uma noite cultural. “Por isso solicitamos que cada município traga uma apresentação e uma comida típica para serem partilhados”, comunicou a coordenadora.

Mais informações no email: baciadojacuipe@gmail.com
Ascom Mandato da Gente
Foto: Bacia do Jacuípe vai debater a situação da água na região

Capim Grosso: Jovem de 16 anos está desaparecida


Laiane Souza Oliveira, 16 anos, está desaparecida.
A garota desapareceu na última quinta-feira, 03 de maio. Na manhã desta segunda-feira, 07, recebemos na redação da Rádio Contorno FM a senhora Eliane dos Santos Souza. Na ocasião ela comunicou o desaparecimento da sua filha, a jovem Laiane Souza Oliveira, 16 anos.
Ela teria desaparecido na quinta-feira,3 de maio,  à noite quando se afastou da mãe para comprar uma acarajé e não mais foi vista. Segundo a senhora Eliane, Laiane trajava um vestido rosa e uma jaqueta da mesma cor.
A mãe ainda  confessou em off aos comunicadores que pela segunda vez Laiane sai sem dar notícias.
A família pede encarecidamente que se alguém tiver qualquer informação que leve ao paradeiro de Laiane  entre em contato pelo número (74) 9144-1275, ou no endereço: Avenida Tostão, próximo à chácara de Adonias, no bairro Jardim Formosa.
Fonte: Sione Santos

Poço artesiano ameniza sofrimento dos moradores do distrito de Angico, no município de Mairi.


No distrito de Angico, município de Mairi, a água encanada não está caindo nas torneiras das casas dos moradores.  Segundo informações, a Barragem do França, de onde a água vinha, já secou.

Para amenizar a falta d’água que vem castigando os moradores por causa da seca, a prefeitura de Mairi realizou uma encanação e instalação de uma caixa d’água próximo ao tanque da Nação Vermelha.

Um poço artesiano que foi perfurado com recursos do Governo Federal, no terreno do Senhor Tumisco, que fica próximo ao tanque da Nação, foi ativado para amenizar o sofrimento dos moradores.
O poço está em funcionando todos os dias, das 6 às 18h. Mesmo levemente salgada, as pessoas estão retirando a água e levando para suas residências em baldes, carros, motos e carroças de burro. 

Segundo informações dos moradores, a Embasa colocou dois carros-pipa para transportar água da Barragem de São José do Jacuípe até Angico no intuito de amenizar a situação em que se encontra a população.
Foto feita em uma fazenda próximo ao Angico.
Bomba instalada para puxar a água do poço.
 
Caixa de 10.000 litros.
Redação e fotos: Agmar Rios
Fonte:Agmar Rios

Visita Online