PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

7 de jan. de 2013

Motociclista morre atropelado próximo a Mairi

Na noite desta segunda-feira, 7 de janeiro de 2013, por volta das 18h30min, aconteceu um grave acidente no trecho da BA-130, estrada que liga Mairi a Várzea da Roça.
Segundo informações de populares, um ônibus da empresa Viação Carlange, que vinha do estado de São Paulo seguia sentido a Várzea da Roça e atropelou José Orlando Santos, de 46 anos, morador do povoado do Sanharol, município de Mairi, que estava conduzindo uma moto no sentido contrário. 
O motorista reserva comentou que o condutor do ônibus tentou desviar da moto que vinha na contramão, mas não conseguiu evitar o acidente. O motociclista morreu no local.

O ônibus de placa HUM-6036, licença de Rio Grande da Serra-SP, seguia com vários passageiros com destino a cidade de Queimadas-BA. Na batida, o impacto foi tão forte que a moto se dividiu em duas partes. 
Redação e foto: Agmar Rios
Fonte:www.agmarrios.com.br

Jovem natural de Pé de Serra morre em um grave acidente na BR-324

Na tarde deste domingo (06), um grave acidente ocorrido no km 432 da BR-324, próximo ao entroncamento de acesso à cidade de Pé de Serra, deixou um jovem morto. Trata-se de Carlos Ronei Jesus dos Santos, de 23 anos, mais conhecido como “Rone”, que bateu seu Corsa Classic de frente com um caminhão.
Rone viajava no sentido Riachão do Jacuipe/Nova Fátima da rodovia, em um GM Corsa de placa EAP-1502 licença de Américo Brasiliense - SP. No sentido contrário vinha o Caminhão Mercedes Bens, de placa MTH-6084 licença de Belford Roxo-RJ, dirigido pelo caminhoneiro de prenome Jorge, que seguia de Teresina-PI para Feira de Santana-BA. Segundo o mesmo, o choque foi inevitável, pois o carro veio de encontro ao seu caminhão.
Alguns familiares de Rone, que estiveram no local do acidente, inclusive sua mãe Celina Mercês de Jesus, informou à reportagem do Interior da Bahia que o jovem bateu seu carro de propósito, pois o mesmo tinha problemas conjugais com uma jovem, que não correspondia ao seu amor e os dois brigavam muito. Rone, antes de morrer, mandou varias mensagens (SMS) para celulares de amigos e parentes, falando que iria atentar contra a própria vida.
Quando receberam as mensagens, os parentes começaram a procura pelo jovem, e tentaram por muitas vezes ligar para seu telefone celular, mas o mesmo não respondia. Cerca de meia hora depois, a noticia do fatídico acidente chegou à cidade e, com isso, foi encontrado um bilhete também deixado por Rone na casa da namorada, falando que se não poderia ficar com ela, só lhe restaria morrer.
Rone teve varias fraturas expostas no corpo e uma forte pancada na cabeça e tórax, o que causou hemorragia interna, segundo a equipe de plantão do Hospital Municipal de Riachão, para onde vitima foi levada. Mas ele já deu entrada sem vida na unidade de saúde, e seu corpo foi encaminhado ao DPT de Feira de Santana, onde será periciado.
 Fonte: Interior da Bahia

Festa do Dia de Reis em Mairi

Na noite deste domingo, 6 de janeiro de 2013, foi comemorado o Dia de Reis na cidade de Mairi. O grupo de samba de Nilo de Pardinho saiu pelas ruas da cidade festejando. Como já é tradição na cidade, várias pessoas saíram atrás dos sambadores, entre elas estava presente o Senhor Noelito, superintendente de Esporte e Cultura de Mairi.
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.

Histórico
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos Santo Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e, por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Tradições
Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapato na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. 
A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no anos seguinte. Na França (agora também noutros países) come-se "Galette des rois" onde também encontram um brinde no seu interior, a galette também costuma trazer uma coroa, quem encontrar o brinde será rei e será coroado. Em Portugal e também em outros países as pessoas que moram em pequenas terras costumam ir cantar os reis de porta em porta, as pessoas dão-lhes doces, salgados etc... No Brasil esta tradição é comemorada com festas onde é servido doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento. Hoje é dia de fazer simpatias, afinal, se não fizer bem, mal que não vai fazer. Então, pegue 3 sementes de romã para cada rei, você faz um pedido para cada rei, em seguida de cada pedido, você joga para trás, come uma e a outra guarda na carteira. Faz isto para cada rei, tendo um total de 3 pedidos.


Fonte: Mairi News

Dois homens apreendidos com armas em Itaberaba

Na noite desta quinta-feira (3) a guarnição da Polícia Militar através do pelotão CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional) fazendo ronda pelas proximidades da Rodoviária Velha avistou e abordou uma motocicleta Honda CG Titan de cor preta, placa policial DVZ-2939 com dois homens a bordo. 
Ao realizar a busca pessoal os policiais encontraram na mochila do carona duas armas de fabricação caseira tipo serrada. Os dois rapazes  foram conduzidos para o complexo policial de Itaberaba onde foram apresentados ao delegado plantonista.
Itaberaba Notícias

Traficante é presa em Itaberaba com grande quantidade de drogas

Na madrugada do último sábado (05) uma mulher foi detida na Rua Alípio Fagundes, no Bairro Oriente, em Itaberaba. Segundo informações, os policiais faziam ronda pelo bairro quando avistaram ela e outros dois rapazes que, ao avistarem a viatura, fugiram pelo matagal em direção ao Bairro Barro Vermelho.
A mulher foi detida pela guarnição sendo ela natural e moradora do bairro Tomba na cidade de Feira de Santana e estaria residindo em Itaberaba a aproximadamente seis meses com seu marido identificado apenas como Tiago e que seria um dos que fugiu ao avistar a viatura.
Com ela foi encontrada uma mochila contendo cento e setenta e três pedras de crack, quarenta e oito trouxas de maconha, dez papelotes de cocaína e ainda quatro comprimidos de êxtase.
Ela assumiu a propriedade da droga e foi encaminhada para o complexo policial de Itaberaba onde está  custodiada a disposição da justiça.
As informações são do Itaberaba Notícias

21 municípios são beneficiados com a adutora de Pedras Altas

Em funcionamento desde o último mês de outubro, o sistema atende 12 sedes municipais e 173 localidades de 21 municípios, situados numa das regiões do estado mais castigadas pela seca. Entre as cidades beneficiadas estão, Capim Grosso, Capela do Alto Alegre, Pintadas, São José do Jacuípe.
Conheça todas as localidades que estão sendo beneficiadas com o projeto de interligação das barragens de Pedras Altas e São José do Jacuípe. .
Riachão do Jacuípe: Barreiros, Terra Branca, Algodão, Canoas, Terra Nova, Vila Aparecida, Trás da Roça, Maraiba, Sítio Novo, Chapada, Almas, Pedrinhas, Chapadinha, Bom Sucesso, Malhador, Riacho de Areia, Vila Guimarães, Baixa de Areia, Campo Alegre, Barro Preto, Campinas e Furrupa, além da sede, vibraram ao saber deste ato do governo, provocado pela deputada Neusa.
Várzea da Roça: Quilombo, Várzea do Meio, Chico Paixão, Chapada, Canudos, Cruz de Almas, Campo São João, Bispador, Fidelcina, Lagedo Domingos.
Capela do Alto Alegre: Sede, Chico Tibúrcio, Tanquinho, Beira do Rio, Campo Alegre, Capelinha e Ipiraí.
Pintadas: Sede e José Amâncio.
São José do Jacuípe: Sede, Itatiaia, Melancia, Nova Campina e Pau de Colher.
Gavião: Sede, Varginha, Vieira e Cabaças.
São Domingos: Sede, Santo Antônio, Vila África, São Pedro, Morro Branco, Lagoa da Torre, Sítio Novo, Lagoa Coberta, Cabana, Jurema e Ouro Verde.
Valente: Sede, Ferros, Santa Rita de Cássia, Ponta D’água, Alto Bonito, Barriguda, Boa Vista, Recreio, Lagoinha, Bezerra, Ladeira, Piana, Baixa, São Paulo, Santana, Tanquinho, Mato Grosso, Queijo, Gitirana, Limoeiro, Feira do Pau, Junco, Cabochá, Cajueiro, Lagoa das Pedras, Varginha, Serra do Pintado, Poço, Boi Novo, Boi Velho, Queimada do Lameiro, Queimada do Curral, Queimada do Alto, Queimada da Pedra, Valilândia e Ichu.
Retirolândia: Lagoa do Canto e Peões.
Nova Fátima: Sede, São Francisco, Santo Antônio, Alto Bonito (Dedego) e Cancela Preta.
Conceição do Coité: Ipoeirinha, São Roque e Almas.
Pé de Serra: Sede, Poço, Casa Nova de Riachão, Tabuleiro de Sto. Agostinho, Cascalheira e Pedra Bonita
Ichu: Sede, Casa Nova, Umbuzeiro, Capoeira do Rio, Licuri de Baixo, Licuri de Cima, Queimada do Meio, Barra, Varjota, Campinas e Laranjo (Inferninho)
Candeal: Sede e Sítio.
Santa Barbara: São Nicolau.
Capim Grosso: Sede, Água Nova, Caiçara, Peixe, Pedras Altas, Melancia, Aroeira, Barro Vermelho, Colônia, Km 6, Km 8, Km 10, Volta/Camboeiro, Várzea das Pegadas, Várzea dos Foges e Lajedo.
Santa Luz: Pereira, Algodões de Santa Luz, Nova Campina.
Queimadas: Riacho da Onça.
Quixabeira: Capitão, Pimenteira e Poço Comprido/Varginha/Angico
Caém: Micaela e Piaba
Jacobina: Água Fria, Alagadiço, Aroeira, Baixa do Couro, Boa Vista I, Boa Vista II, Contorno de José Gonçalo, Estrada Nova, Santa Rita, Jibóia, Jurema, Lameiro, Madassaia, Maninho, Mucambinho, Pau D’arco, Pau D’arquinho, Pedrinha, Peral, Pintadas, Rodeador/Capim, Açu e Salobra.
A adutora, ligada à barragem de Pedras Altas, além de possibilitar água de qualidade para a região sisaleira, aumenta em 50% a oferta de água. De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, a Embasa está desenvolvendo projeto para ampliar o sistema integrado de abastecimento de Pedras Altas que vai atender mais quatro sedes municipais e a zona rural. Para esta segunda etapa estão previstos investimento de R$ 23 milhões.
De Arnaldo Silva, com informações da Secom e Calila Noticías

Gato é pego entrando em presídio com serras e celular

Agentes penitenciários do Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza, em Arapiraca, capturaram um gato carregando serras, brocas, fone de ouvido, cartão de memória, celular, baterias e um carregador de telefone móvel. De acordo com o diretor administrativo da unidade, Anderson Soares, todo o material estava preso ao animal através de fitas adesivas. A captura aconteceu na noite do último dia 30. Segundo um dos agentes penitenciários que participou da captura do animal, os detentos criaram o gato escondido e os familiares levaram o animal para casa em dia de visita. "Ficamos surpresos com a nova tática dos detentos". A direção do presídio pediu que os agentes prestem mais atenção para evitar situações inusitadas como essa. O material foi apreendido e o gato encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses de Arapiraca. (G1)

Visita Online