PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

18 de jan. de 2013

Baixa Grande – Cerca de 200mm de chuvas cai no povoado de Viração.

Na sede do município de Baixa Grande, recebeu 70mm de chuvas na noite desta quinta-feira, 17 de janeiro, já nos povoado de Viração, 19km da sede, as chuvas foi mais forte, informações populares dão conta de que cerca de 200mm de chuvas em mais de duas horas, foi o suficiente pra invadir casas. Apesar dos prejuízos á população se alegre vendo a água chegando, os tanques de pequeno porte sangraram e os de tamanho maior que havia mais de três anos que não enchia está a ponto de sangrar, como é o caso do açude do povoado de Mandarú na região de Viração.
 
Em Viração a aposentada Cristina Vieira viu sua residência sendo invadidos por enxurradas que levou seus dois sofás, um ficou preso em uma pedra e o outro foi arrastado por cerce de 500 metros, até mesmo uma moto foi levados pelas águas sendo recuperado no final do povoado em um bando de areia.
       
O Povoado de Viração é o povoado mais velho do município, com cerca de 300 moradores é conhecido como o povoado do atual prefeito pelo fato dele ter nascido na fazenda Boa Hora cerca de 4km de Viração.
www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba – Fotos: Everton de Jesus

Começou o Evangelismo Calebe 7.0 em Várzea da roça-Ba


Deu-se inicio no dia 14 de Janeiro e vai ate o dia 3 de fevereiro no município de Várzea da Roça, O evangelismo da Missão Calebe 7.0!

São duas equipes em diferentes pontos, dentre elas uma na comunidade Mauro Rodrigues e outra na cede da cidade, onde a equipe Anjos do avento formada por jovens serão responsáveis pelos 21 dias de programação, E o local escolhido pela equipe foi o templo da igreja adventista do 7º dia na AV: Euzébio a partir 19h30minhs da noite.

Além da equipe Anjos do advento formado por jovens, temos também outra equipe, que estará realizando o evangelismo no colégio da comunidade Mauro Rodrigues A 6 km da cidade, Serão noites de muito louvo com palestras sobre: AMOR, SAÚDE, ESPERANÇA, PAZ, SALVAÇÃO. Além da oportunidade aprendermos muito sobre a Palavra de Deus, Durante o projeto Missão Calebe os jovens realizam diversas atividades comunitárias, além de estudos bíblicos gratuitos e sorteio de brindes para os participantes,é uma ótima oportunidade !

Não perca todas as noites!

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRUwtOTBc4Bv6YTaJD9rAtEDz34E0-TDMZQf-r2F2uWTMwPskW4cg





Conheça o Projeto

O projeto Missão Calebe recebe esse nome devido ao personagem bíblico chamado Calebe. O líder hebreu, juntamente com Josué, foi um dos espias que verificou a terra de Canaã antes de o povo israelita antigo seguir sua peregrinação. Sua história ficou marcada pela coragem que teve de ajudar a guiar o numeroso grupo sem saber exatamente quais perigos enfrentaria, mas, se

gundo a Bíblia, com profunda confiança em Deus.
O mesmo conceito é transmitido aos jovens que participam. Durante suas férias escolares, são incentivados a doar um pouco de tempo para serem úteis à sociedade e utilizarem suas habilidades para tornar melhor a vida da comunidade, tanto sob o ponto de vista social quanto espiritual.


De janeiro a março de 2013, mais de 65 mil jovens estarão na ativa em oito países da América do Sul. No Peru, tanto na região norte, como na região sul, pelo menos 35 mil voluntários vão fazer a diferença na comunidade.
Na região nordeste do Brasil, mais de 13 mil participantes do Missão Calebe vão atuar nas cidades com atividades nas áreas de atendimento médico, odontológico e psicológico. Normalmente, os jovens realizam palestras comunitárias sobre saúde e saneamento básico e distribuição de alimentos e roupas.



Saiba mais sobre a Missão Calebe em: www.missaocalebe.org.br
www.foguinhoeventos.com

Várzea da Roça S10 fica presa em buraco na Avenida Josias de Souza Rios

Na manhã desta sexta-feira, 18 de janeiro de 2013, uma S10 de cor preta, placa JSL-0996, licença de Serrolândia, ficou presa em um buraco, na cidade de Várzea da Roça.
Segundo informações de populares, o condutor José Gonçalves foi surpreendido quando passava pelo acostamento, a terra cedeu e o pneu dianteiro do lado esquerdo ficou preso no buraco.
No local está sendo executada a obra do esgotamento sanitário. Por causa da chuva forte que caiu durante a noite, o solo ficou frágil e cedeu com o peso do veículo.
O acidente aconteceu na Avenida Josias de Souza Rios, por sorte ninguém ficou ferido. Foi providenciado outro veículo para puxar a S10 do local.

 Da Redação Foguinho Eventos
fotos Foguinho Eventos
www.foguinhoeventos.com

Várzea da Roça: Munícipio é contemplado com uma nova viatura.

Na manhã de hoje (18), o município de Várzea da Roça foi contemplado com uma nova viatura policial para melhor atender a população.
Um veículo do tipo S10 toda equipada para que a Policia Militar possa trabalhar de forma ainda mais ativa, combatendo com agilidade qualquer tipo de violência em Várzea da Roça.
Na oportunidade, estiveram presentes na solenidade de entrega do veículo, o Prefeito Dida, o Vice-Prefeito Dai de Geraldo, o Major da 24º CIPM Brandão Júnior, o Ten. Marcos José de Capim Grosso, o atual delegado de polícia de Várzea da Roça, Dr. Lane, policiais que atuam no município, vereadores e também alguns secretários do Governo Para Todos.

O prefeito Dida deixou claro que a polícia terá apoio total, solicitando, nesse ínterim, um treinamento para que a Guarda Municipal possa atuar com segurança e preparo junto com a Polícia Militar e Polícia Civil dando maior segurança à comunidade.
Em entrevista a nossa equipe, o Ten. Marcos José, que atua na Cidade de Capim Grosso, garantiu que semana que vem estará fazendo rondas em todo o município varzeano, para garantir a segurança e manter a ordem. O Ten. Marcos José disse ainda, que, por já ter trabalhado com o Dr. Lane em outras cidades obtendo bons resultados, tem certeza que em Várzea da Roça não será diferente e que a comunidade tem muito a ganhar, mas ressaltou que a população é o parceiro ideal para que a polícia possa obter sucesso nas operações realizadas, denunciando qualquer tipo de situação que venha a facilitar o trabalho das polícias Civil e Militar.


Da Redação: Ademário Pires/portaljacuipe.com.br
Fotos: Ademário Pires/portaljacuipe.com.br/ Fotos www.foguinhoeventos.com

Mais Chuva em Várzea da Roça

  Na noite desta quinta-feira, 17 de janeiro de 2013, à chuva voltou a cair no município de Várzea da Roça.
A chuveu forte com durabilidade, fazendo muita água no açude e lagoas da sede e  zona rural do municipio de Várzea da Roça, assim como também em outros municípios da região.
A população em Geral festejam e estão felizes com a chegada da chuva, que voltou a cair para amenizar o sofrimento dos agricultores e dos animais. Na sede do municipio de  Várzea da Roça  choveu aproximadamente 60 mm. Na região da Fazenda São Roque no mesmo municipio de Varzea da Roça, segundo Fagner Almeida choveu cerca de 40 mm já no Povoado de Nova Esperança municipio de Várzea do Poço choveu cerca de 70 mim. Os sites de meteorologia prever mais chuvas para os próximos dias.

 Lagoa de José Bastos
 Tanque de José Bastos
Açude do Municipio
 Fazenda Barriguda Proximo ao Povoado de Morrinhos
Da Redação Foguinho Eventos/fotos Foguinho Eventos, Fagner Almeida
www.foguinhoeventos.com

CHUVA, RAIOS, TROVÕES E MUITOS RELÂMPAGOS EM SERROLANDIA

 
Na última Quarta Feira, 16 de janeiro por volta das 21:00hs começa a chover na cidade de Serrolandia, apenas uma chuva em 2011 e uma chuva em 2012, 2013 começa com uma ótima chuva em nossa região, especificamente em Serrolandia.

 Durante a chuva, vários relâmpagos e trovões rasgavam a noite, e , por volta das 22:30hs um tremendo barulho, um estrondoso trovão fez com que queimassem vários aparelhos na cidade, inclusive a rádio Serrote Fm foi danificada, inutilizando vários aparelhos: Mesa de som profissional, now breaking, placa mãe do computador central da emissora, lâmpadas, placa de internet de outro computador, o aparelho de ramal, dentre outros prejuízos. Devido ao acontecido, a Serrote Fm ficou fora do ar durante a manhã da Quinta Feira (17), voltando a tarde, mas sem a participação ao vivo dos ouvintes e sem ser transmitida pela internet.
Poré a diretoria da Rádio comunica que na próxima semana o sistema será totalmente recuperado e voltará ao normal a 105,9.
"Achamos que foi a queda de um raio na torre da internet e a força, a corrente de energia veio pelos cabos e houve esse problema". Confirmou Neguinho, técnico da Serrote fm e Eletricista da Prefeitura Municipal de Serrolandia.
Sem Internet, sem Telefone Fixo e sem a nossa rádio, assim foi o dia dos moradores da  capital das bolsas, o sistema de internet está sendo reestabelecido aos poucos nesta Quinta.
De acordo a SEAGRI (Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia), terá chuva até o final do mês de Janeiro.
Que venha mais água na santa paz.
Fonte: www.serrofest.blogspot.com
Por Pedro Filho.

Acidente envolvendo carro e moto em Mairi

Nesta sexta-feira, 18 de janeiro de 2013, por volta do meio-dia, aconteceu um acidente envolvendo um carro e uma moto, na cidade de Mairi.
Um Palio de placa JQK-5099, licença de Serrinha-BA, que seguia sentido a Várzea da Roça, colidiu contra uma moto POP, de cor preta, conduzida por um jovem de nome ainda não identificado que reside em Mairi. 
O condutor do carro disse que estava em Baixa Grande, retornando para Serrinha, onde reside. O acidente aconteceu na BA-130, perto do Auto Posto Mairi. O condutor e o carona da moto sofreram ferimentos leves e foram socorridos para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães de Mairi.

Fonte: Agmar Rios

Água invade casa em Mairi

Na noite desta quinta-feira, 17 de janeiro de 2013, uma residência na Rua Lagoa do Sapo foi invadida pela água da forte chuva que caiu em Mairi. Foi preciso fazer um buraco na parede para a água sair.
Segundo informações dos moradores, a água invadiu a residência por causa da obra de macrodrenagem do Riacho Cairu. Como a obra não foi concluída ainda, a água acumulou ao lado das paredes do riacho e desviou para a residência de Margarete, conhecida como Gagai. Os moradores reclamaram porque os responsáveis pela obra não deixaram a passagem da água.
Gagai disse que desde a última chuva ela vem reclamando com o responsável pela obra, para tomar providencias que poderia chover forte e a água entrar em sua residência. Não tomaram providências, e a água acabou entrando em sua casa. Os moradores reclamaram porque os responsáveis pela obra não deixaram a passagem da água.
Essa não é a primeira vez que os moradores da referida localidade sofrem com a água entrando em suas casas quando chove forte. Os vizinhos ajudaram a dona da casa salvar os móveis, documentos e outros objetos. Mesmo assim, alguns móveis ficaram prejudicados.
Fonte:Agmar Rios

Depois das chuvas, à população amanhece calculando os prejuízos em Baixa Grande

Como já era previsto chover na noite desta quinta-feira, 17 de janeiro de 2013, na cidade de Baixa Grande, ela veio bem mais do que era previsto pelos sites de meteorologia.
Na sede do município, casas foram invadidas, muros do cemitério caíram, lamas, buracos e muitos entulhos, são os cenários em diversas ruas. O secretário de Obras e Saneamentos Básico, Márcio Pamponet, percorreu as ruas logo cedo vendo maneiras de viabilizar soluções. Outra preocupação é que esta foi à primeira noite de chuva, sendo que estão previstos mais chuvas para o município de Baixa Grande.
No povoado de Viração o aposentado Heleno Rios informou que foi muita chuva com raios e muitos trovões, onde várias ruas ficaram esburacadas. Perguntado sobre quantidade de milímetro, o mesmo informou que ao amanhecer foi observar o medidor que tem a capacidade de captação de 130 milímetros e o mesmo estava cheio, mostrando que houve mais de 130 mm.
O Agente comunitário de Saúde, Antônio Carlos residente no Povoado do Tabuleiro, conta que as chuvas por lá encheu praticamente todas as aguadas, e o rio Congonha que fica na estrada que dá acesso ao povoado está correndo com bastante água. No povoado de Mandacaru, informou uma moradora que foi bastante água, entretanto na região do Cais e Cancelas, moradores informaram que a chuva foi fraca.


Fonte: www.baciadojacuipe.com.br

Volta a chover em Mairi

Na noite desta quinta-feira, 17 de janeiro de 2013, por volta das 21h, à chuva voltou a cair no município de Mairi. 

A chuva forte durou muito tempo, fazendo muita água na sede e na zona rural de Mairi e dos municípios da região. Os agricultores e criadores de animais estão felizes com a chegada da chuva que encheu os tanques, represas e cisternas. Na sede de Mairi choveu 60 mm. Na região da Fazenda Olhos D'água choveu cerca de 70 mm. Os sites de meteorologia estão prevendo mais chuvas para os próximos dias.
Rio do Estira de Manguinhas
O Rio do Estira que fica localizado próximo ao povoado de Manguinhas, estava completamente seco. Em época de temperaturas altas, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, é de costume várias pessoas saírem de suas localidades para tomar banho no referido rio. Com essa chuva, corre muita água no rio e alegra os moradores da região.

A chuva registrada na Bahia em novembro e dezembro não foi suficiente para reverter os estragos da pior estiagem que vem castigando os municípios, causando grandes prejuízos aos pequenos e médios produtores. A falta d'água vem prejudicando as pequenas lavouras e castiga os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos.
Fazenda Riacho dos Tanques
Redação: Agmar Rios

Chove bem em Morro do Chapéu nesta quinta feira

Enfim as chuvas que caíram na região e amenizaram os focos de incêndios na Chapada Diamantina, chegaram à Morro do Chapéu nessa semana. 
Na tarde desta quarta feira uma chuva fina porém de cerca de 3h de duração caiu na cidade. Já nesta quinta feira (17) por volta das 11 da manhã uma boa pancada de chuva aconteceu. Na parte da tarde outra boa chuva caiu para a alegria do sertanejo.
Segundo os institutos de pesquisas climáticas a previsão de chuva em nossa região deve perdurar até o sábado dia 26, segundo o Clima Tempo, e até o dia 29 segundo o site da Seagri. Chuva mansa e virtuosa. Que venha em paz e que amenize o sofrimento das pessoas e animais que tanto necessitam do líquido mais precioso.
Fonte: www.morronoticias.com

Câmara de Vereadores de Mairi inicia os trabalhos do ano de 2013

Nos dias 16 e 17 de janeiro de 2013, quarta e quinta-feira, a Câmara de Vereadores de Mairi realizou as primeiras Sessões Extraordinárias do ano.  
As duas Sessões Extraordinárias foram realizadas para apreciação e votação exclusiva dos Projetos de Lei nº 1376/2013 e de nº 1377/2013 do Poder Executivo, encaminhado a Casa Legislativa.
Veja a relação dos vereadores abaixo:
Vereadores da Oposição: Pororó (PT), José Alan Oliveira Almeida (PMDB), Dr. Tadeu Lima (PP), Luiz do Angico (PMDB) e Roque Nilson Ferreira Carneiro (PMDB).
Vereadores da Situação: Janó (DEM), Bebe de Irineu (PDT), Celino (DEM), Rogério (PDT), Ruy da Sucam (PSDB), Almir Almeida (PSDB).
Confira como ficou a bancada:
Presidente: Janolino Fernandes (DEM)
Vice-Presidente: Dr. Tadeu (PP)
1º secretário: Bebe de Irineu (PSDB)
2º Secretário: Pororó (PT)
Os Vereadores debateram matérias enviadas pelo chefe do executivo municipal. Tratava-se de matérias que rezam pela reestruturação e criação de funções (cargos) no âmbito de algumas Secretarias já existentes, além de autorização para celebração de convênios e contratos com outras instâncias federativas.
Fonte: Agmar Rios

Mais uma vez, os Servidores Públicos Municipais classes II, III e IV não foram "ouvidos"‏

Parece um carma a situação vivenciada pelos servidores públicos municipais, classes II, III e IV. Eles, que são, aproximadamente, cerca de sete dezenas, passam todas as gestões que se perpassam em Mairi, no mais esquecimento possível.
Numa chance única, pela qual, parte dos Vereadores de Mairi propuseram estabelecer, em Lei, uma data base para os seus reajustes anuais, veio a surpresa: A situação, no Poder Legislativo de Mairi, rejeitou a matéria que beneficiaria diretamente tal servidores.
Dessa forma, num verdadeiro "martírio", que dura mais de vinte anos, os mesmos ficarão a mercê da boa vontade do executivo em enviar ou não matéria que reza a esse respeito. Como sempre, os de classe II e III receberão igual aos de classe I, em desrespeito ao que prega o Estatuto dos Servidores Públicos de Mairi." Serão os únicos a não ter data base para reajuste salarial ", segundo os Vereadores de Oposição.
Ainda segundo a Oposição na Câmara, estabelecer data para reajuste salarial destas classes não gera despesa porque não estabelece percentual. O que gera despesa é o envio de projeto criando mais cargos e funções como fez o executivo, em apenas 15 dias de governo. "Certamente, essas novas funções custarão mais que um reajuste de 10% ou 15% a esses servidores já tão prejudicados ao longo dos tempos".
Os Vereadores da Oposição não foram contrários aos Projetos do Executivo, afinal, como falou o Vereador Alan, "O Prefeito pode criar quantos cargos o município puder pagar e, que sejam realmente de interesse público", todavia o mais sensato seria a realização de concurso público e valorização dos servidores já existentes.
"Foi uma pena. Os Servidores Municipais Classes II, III e IV terão que esperar Deus sabe até quando mais", disse Alan.
Fonte: Agmar Rios

Visita Online