PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

4 de mai. de 2014

2ª Festa Municipal do Licuri o povoado de Uruçu, município de Mairi

Neste domingo, 04 de maio de 2014, foi realizada a 2ª Festa Municipal do Licuri, no povoado de Uruçu, município de Mairi, com o tema: “Resgatando os Saberes e os Sabores locais”.

O objetivo do evento é incentivar a preservação dos licurizeiros e do bioma caatinga, resgate da cultura regional e a geração de renda familiar. Divulgação para criação de uma rede de Produtos e Valorização do Licuri.
O evento começou por volta das 10h da manhã com a missa, celebrada pelo padre Gregorius, na igreja da comunidade. Depois foram realizadas as apresentações no palco, com sanfoneiros e sambadores da região. 

Por volta do meio dia, teve almoço, depois concurso sabor do licuri, apresentação das escolas, desfile da Rainha, quebra e debulha do licuri, cantigas de roda, resultado e premiações.

Durante a noite aconteceu o show de Silvaney e Robson, com participação de Pedro da Viola de São Bento das Lajes e Igo do município de Várzea da Roça. Depois aconteceu a balada com o Dj Kleber, colocando todo mundo para sair do chão com as melhores músicas.


O licuri é um produto sustentável, predominante em nossa região, sendo usado como fonte de alimentação e complementação da renda familiar.

A Festa do Licuri, no povoado de Uruçu já faz parte do Calendário Cultural do município de Mairi e é uma das ferramentas de valorização da cultura local e da produção extrativista que vem incentivando a preservação da palmeira, bem como o reconhecimento do trabalho da mulher quebradeira de coco, principalmente, elevando a autoestima e diminuindo assim, o êxodo rural.

A Festa Municipal que é realizada anualmente pela Associação Comunitária do Uruçú com apoio da Prefeitura Municipal de Mairi, tem como estratégia, a integração das comunidades produtoras do fruto.

Quem participa do evento tem o prazer de desfrutar do verdadeiro sabor do licuri e curtir a culinária local, rica em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e betacarboneto.





Prefeito Raimundo Dentista,vice Aliomar e o vereador Rogério
Jurados 
Deputada Neusa Cadore, Antônio Capeta, Jobope, vereadores Luiz do Angico, Pororó e Alan e a esposa, Gustavo, João Filho e a esposa, Carlos César, Tchuca Rios, Fiinha, Fernando Pacheco e a esposa, Silvério, Tonho do Uruçu e Suely.
Rainha do Licuri 2014
Quebra e debulha do licuri
Silvaney, Robson e Pedro da Viola
Dj Kleber


Da redação do Blog Agmar Rios

Visita Online